Compartilhe

O mês de novembro chegou e com ele uma nova campanha de conscientização: Novembro Azul, mês de informar e esclarecer sobre o câncer de próstata.  A exemplo do Outubro Rosa, que se faz importante para as mulheres, este mês é significativo por frisar para a sociedade a importância da saúde do homem.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens e o sexto mais comum em todo o mundo. Além disso, o instituto estima que para o ano de 2018 são esperados mais de 68 mil novos casos da doença. A patologia é considerada como o “câncer da terceira idade”, pois cerca de três quartos dos pacientes são diagnosticados após os 65 anos de idade.

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Por isso, é imprescindível que os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estas condições, consultem o urologista para realizar o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, além também de outros exames que poderão ser solicitados em caso de suspeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *