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A valorização do colaborador é, sem dúvidas, uma premissa fundamental para empresas de sucesso. E foi pensando nisso que o professor e consultor Saul Faingaus Bekin, lançou o termo endomarketing no Brasil. Também conhecido como marketing interno, a expressão consiste na realização de atividades e ações de marketing dirigidas aos colaboradores da empresa.

O endomarketing tem por objetivo agilizar e facilitar o processo da comunicação interna da empresa, pois entende-se que a troca e compartilhamento de informações são essenciais para construir um relacionamento melhor e ajudar a alinhar e consolidar as relações entre as lideranças de setores,  funcionários e diretores, bem como entre os departamentos da empresa.

O fato é que muitas empresas se esquecem que tão importante quanto valorizar o cliente externo é valorizar o cliente interno. Então, como usufruir do endomarketing para melhorar a rotina da sua organização? Para responder essa pergunta, listamos 5 exemplos de como implantar o marketing interno dentro da sua empresa. Veja a seguir:

 

1. Crie um canal de comunicação interna

O já conhecido e-mail institucional, utilizado pelas empresas, pode não ser suficiente para firmar um canal de comunicação  eficaz. Por isso, é importante que se utilize outras plataformas que ajudam na organização de tarefas e demandas, armazenamento de arquivos e ainda as que auxiliam no repasse de mensagens. Independente de qual ferramenta escolher, saiba que o mais importante é manter o canal de comunicação ativo, para escutar o que seu colaborador tem a dizer e também disseminar seu conteúdo, informações, avisos, comunicados importantes, conteúdos motivacionais e entre outros.

 

2. Crie iniciativas de integração

Promova ações e momentos descontraídos para os seus colaboradores. Cafés da manhã, almoço, comemorações de  aniversários e datas importantes que sejam especiais para sua equipe. São ações como estas que ajudam a manter os funcionários satisfeitos, motivados e fortalecem o espírito da equipe. Mas não é só isso. Sabe aquele prêmio importante que a sua empresa conquistou? Ou aquela meta difícil que foi batida? Comemore junto da sua equipe! Comemorar conquistas é uma importante ação de integração.

 

3. Dissemine a cultura organizacional

As ações de endomarketing podem e devem ajudar a tornar o ambiente do trabalho mais saudável, proveitoso e, na medida certa,  inspirador. Envolva os colaboradores na cultura da empresa, os valores institucionais devem ser vistos pelos colaboradores como parte de si mesmo, é preciso fazer com que toda a empresa entenda a importância desses princípios.

 

4. Política de benefícios

Valorize o trabalho de cada um, ofereça oportunidades e benefícios aos seus funcionários. Uma forma de reconhecimento válida também é através de premiações. Assim, você pode mostrar ao colaborador o valor que ele tem para a instituição e que os seus esforços são reconhecidos e compensados. Ações como estas estimulam a qualidade de vida, o que fará toda a diferença na forma como seu colaborador enxerga a empresa.

 

5. Cursos e treinamentos

Cursos e treinamentos são importantes para os colaboradores e para a empresa. Investir na capacitação e especialização dos funcionários vai deixá-los satisfeitos e motivados. O conteúdo adquirido pelo colaborador pode agregar valor à equipe. Além de promover a integração, a empresa estará incentivando uma cultura voltada para o conhecimento e aperfeiçoamento de habilidades.

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