Compartilhe

A cultura de jogos eletrônicos diverte pessoas por todo o mundo, de várias idades e profissões, não à toa, o segmento é um dos que mais cresce no mercado de entretenimento ao movimentar bilhões anualmente. 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Colorado, jogos eletrônicos podem aumentar o nível de conhecimento factual (dados, acontecimentos e fatos). Trata-se de uma técnica que vem invadindo ambientes corporativos e educativos ao transformar objetivos e tarefas do cotidiano em atividades lúdicas e atrativas. Os pesquisadores compararam nada menos do que 65 estudos baseados em treinamentos de profissionais norte-americanos com o uso do gamification. Segundo os resultados obtidos, eles puderam apontar significativas melhoras na aprendizagem das pessoas que jogavam com frequência.

Por isso, separamos alguns pontos que enfatizam as contribuições benéficas desta técnica. Mais do que apenas entretenimento, os jogos eletrônicos exercem influência no cotidiano de uma forma muito mais profunda do que imaginamos. Abaixo você confere uma lista com 5 dessas habilidades. Confira: 

FOCO

Pare para observar o quanto um jogador, seja criança ou adulto, fica entretido com um videogame. Trata-se de outra habilidade que repercute muito em nossas vidas profissionais. Quem trabalha com foco é mais produtivo, característica fundamental aos olhos de qualquer gestor de pessoas. Então, se você quer se tornar mais produtivo e deseja melhorar sua concentração no trabalho, tente jogar mais videogame ao longo da semana.

COORDENAÇÃO MOTORA

Já reparou o quanto jogar requer uma movimentação intensa dos dedos? Apertar rapidamente uma sequência de botões não é útil apenas para fugir do game over. Fazendo isso com certa regularidade, você também aprimora sua coordenação motora, deixando-a mais ágil. Mas cuidado com o exagero, se você jogar o dia inteiro, o efeito pode ser reverso. 

Existem também os jogos com movimento corporal, os famosos consoles que oferecem opções de jogos em que requer, literalmente,  que você pule e dance para conseguir passar de fase. Esse jogos, além de exercitar sua coordenação motora, ainda te ajuda a ganhar pontos no quesito saúde.

PERSISTÊNCIA 

Para quem está acostumado a jogar se vê na obrigação de superar suas próprias derrotas e persistir até alcançar a vitória. Essa habilidade pode ser aproveitada na sua vida profissional, que muitas vezes exige que você supere muitos obstáculos (metas) antes de conseguir a tão almejada promoção ou aquele aumento dos sonhos. Jogar videogame é útil e divertido para muitas coisas, inclusive para a saúde profissional. 

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Resolver problemas de qualquer natureza é uma necessidade recorrente em diversos tipos de trabalho. Pra quem é gamer, essa habilidade é obtida por conta das exigências comumente feitas pelos jogos, independentemente do gênero ao qual pertencem.

Os jogadores estão sempre resolvendo problemas em suas jornadas, não importa se o “problema” é fazer uma bola chegar no gol ou derrotar os concorrentes numa corrida de carros. Por isso, quem alia o foco à resolução de problemas se torna uma pessoa capaz de tomar melhores decisões, pois consegue superar as adversidades e se manter concentrado na busca do objetivo principal. 

NOVOS IDIOMAS

Alguns jogos requer que o gamer compreenda outras idiomas, a lógica é simples: um jogador, para vencer o jogo e conquistar seus objetivos, precisa entender o enredo, as falas de outros personagens e a utilidade de determinados itens. Alguns jogos são uma excelente fonte de prática da língua inglesa e há muitas opções no mercado. Jogos sem muitas interações entre personagens, como os de luta, corrida ou futebol, podem auxiliar na aprendizagem de alguns termos em línguas estrangeiras, já que muitos títulos não têm traduções para o português. Quando você menos esperar, terá acumulado um bom vocabulário e aprendido a pronúncia de várias palavras. Experimente!

4 discussões em “5 HABILIDADES QUE VOCÊ DESENVOLVE JOGANDO VIDEOGAME”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *