Compartilhe

Devido ao avanço da internet nas residências brasileiras, o Wi-Fi acabou se tornando um dos meios de conexões mais populares entre os usuários, principalmente para os que utilizam aparelhos móveis como smartphones e tablets para navegar na rede. No entanto, problemas ligados à conexão wireless são comuns e podem prejudicar a navegação. As causas da interferência podem ser várias e por isso, hoje vamos sanar algumas dúvidas e dar algumas dicas que poderão ajudar a melhorar o sinal da sua casa. Então, continue a leitura!

person typing on grey bluetooth keyboard for black Apple iPad

Você sabe como funciona e quais os limites?

É comum ocorrer uma perda na qualidade de internet se você utiliza o Wi-Fi. Quando você contrata internet na sua casa, a distribuição do sinal por Wi-Fi depende das condições físicas do canal sem fio, ou seja,  vários fatores podem interferir na qualidade do sinal e deixar a internet mais lenta. Por exemplo, deixar o roteador próximo a objetos metálicos pode atrapalhar o funcionamento do aparelho, eletrônicos também podem, às vezes, fazer a velocidade cair, a rede Wi-Fi do vizinho pode causar interferências, ou obstáculos, como paredes, podem reduzir a qualidade do seu serviço. Além disso, quanto mais distante o consumidor estiver da fonte geradora do sinal, maiores vão ser os problemas enfrentados.

man holding phone while leaning on table

Mas qual é a velocidade que a internet via cabo suporta? E o Wi-Fi?

A velocidade da internet fixa pode chegar até 10 Gbps (gigabits por segundo), enquanto a velocidade via Wi-Fi suporta até 1 Gbps. Tanto uma quanto a outra são bem superiores às velocidades domésticas geralmente contratadas. Assim, elas são mais bem que suficientes para a distribuição local do sinal.

Fique de olho: A conexão via cabo de rede oferece um sinal muito mais limpo, sem interferências, porque estão ligadas diretamente no aparelho e não sofrem influência de obstáculos. Além disso, possuem velocidades de upload e download sempre próximas dos limites máximo.

Quando há várias pessoas conectadas ao Wi-Fi de casa, a velocidade de cada um é “proporcional” à quantidade de aparelhos em uso, ou não necessariamente?

Não, a velocidade de cada dispositivo depende da natureza do tráfego que cada aplicação demanda. Por exemplo, se um dos aparelhos estiver fazendo um download pelo sistema de compartilhamento BitTorrent (que consome bastante banda), é provável que ele utilize toda a velocidade disponível e os outros aparelhos funcionem com uma velocidade de conexão mínima.

Atenção: Se você escolher usar a internet de casa apenas como Wi-Fi (sem usar nenhum aparelho conectado com cabo), a tendência é que a velocidade fique menor, em função das possíveis interferências.

A Brisanet oferece o que há de melhor em internet residencial ao viabilizar internet banda larga por meio da fibra óptica até a casa do cliente.  Com planos de até 1 giga, o usuário poderá navegar na internet com uma tecnologia em conexão avançada que proporciona mais rapidez e estabilidade no sinal. 

Acesse o site Brisanet e escolha o plano que melhor combina  com o que você precisa e ainda ganhe acesso gratuito a aplicativos como LiveFC e Brisaplay. 

Fonte: Anatel Explica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *