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Uma dúvida comum entre os internautas de plantão é acerca da velocidade de internet banda larga dentro de casa. O que muita gente não sabe, é o quanto é comum ocorrer uma perda na qualidade e velocidade da internet quando se utiliza o Wi-Fi. 

Velocidade é a taxa de transmissão dos dados na rede, ou seja, tempo que o tráfego de dados demanda para receber e transmitir informações. Quanto maior a velocidade, mais rápido a informação da internet chegará à sua residência. A velocidade é medida em bits por segundo (Mbps). 

Quando se acessa a internet, seja para jogar, assistir a filmes e séries ou para navegar nas redes sociais o usuário pode saber se a conexão realmente está de acordo com o que foi contratado. Porém, é bem grande o número de pessoas que não conseguem entender performance da sua internet. 

Se você se encontra nessa situação, fique tranquilo. Separamos abaixo alguns pontos para que você possa se assegurar de que a conexão está perfeita ou para ter os argumentos necessários para entrar em contato conosco através do SAC.

Antes da contratação

A Brisanet informa claramente ao cliente todas as condições sobre a prestação do serviço e mantém  os níveis de velocidade de acordo com os regulamentos da Anatel. A Brisanet oferece planos com velocidade de 50 mb até 1 giga, na qual garante 80% da velocidade de internet para Download e 20% para Upload.

Depois da contratação

A velocidade de conexão segue padrões mínimos de qualidade:

  • Velocidade igual ou maior que no mínimo do contratado, ou seja, no plano de  100 Mbps a velocidade nunca pode ser menor que 40 Mbps.
  • Média mensal da velocidade igual ou maior que do contratado. Usando o exemplo anterior, a média da velocidade ao longo do mês não pode ser inferior a 80 Mbps.

Quando você contrata internet na sua casa, a distribuição do sinal por Wi-Fi depende das condições físicas do canal sem fio, ou seja, vários fatores podem interferir na qualidade do sinal e deixar a internet mais lenta. Por exemplo, deixar o roteador próximo a objetos metálicos podem atrapalhar o funcionamento do aparelho, eletroeletrônicos também podem, às vezes, fazer a velocidade cair. A rede Wi-Fi dos vizinhos podem causar interferências ou até mesmo obstáculos como paredes e móveis podem reduzir a qualidade de seu serviço. Quanto mais distante o consumidor estiver da fonte geradora do sinal, maiores vão ser os problemas enfrentados.

Mas qual é a velocidade que a internet via cabo suporta? E o Wi-Fi?

A velocidade da internet fixa pode chegar a até 10 Gbps (Gigabits por segundo), enquanto a velocidade via Wi-Fi suporta até 1 Gbps. Tanto uma quanto a outra são bem superiores às velocidades domésticas geralmente contratadas. Assim, elas são mais que suficientes para a distribuição local do sinal. Fique de olho: teoricamente, não é o aparelho roteador de Wi-Fi em si que reduz a velocidade, mas sim a forma como ele foi instalado e usado.

Quando há várias pessoas conectadas ao Wi-Fi de casa, a velocidade de cada um é “proporcional” à quantidade de aparelhos em uso, ou não necessariamente?

Não, a velocidade de cada dispositivo depende da natureza do tráfego que cada aplicação demanda. Por exemplo, se um dos aparelhos estiver fazendo um download por algum sistema de compartilhamento que consome bastante banda, é provável que ele utilize toda a velocidade disponível e os outros aparelhos funcionem com uma velocidade de conexão reduzida.

No geral, se você escolher usar a internet de casa apenas como Wi-Fi, sem usar nenhum aparelho conectado com cabo, a tendência é que a velocidade fique menor, em função das possíveis interferências.

FONTE: ANATEL

23 discussões em “VELOCIDADE DE INTERNET: SAIBA COMO FUNCIONA E SEUS LIMITES”

  1. Infelizmente fiz a assinatura de 400 mbps, eu fico praticamente ao lado do aparelho, mas minha internet não supera 38 mbps. Não consigo acessar o Instagram pq demora a carregar ou não carrega. Vídeos travam e não consigo assistir aulas pq a qualidade – devido a velocidade – fica péssima. Troquei de operadora achando que finalmente ia ter uma internet boa, mas me arrependi, pq o plano intermediário deles até aqui se mostrou bem melhor que o maior plano da Brisa.

    1. Oi, Ranerilson, tudo bem? Estou aqui para te ajudar! Para que a nossa equipe possa verificar o que está acontecendo com a sua conexão, vem falar pelo WhatsApp: (84) 98182-2722. Será um prazer te atender!

  2. Meu problema é semelhante ao de Ranerilson. Fiz um upgrade para 400 mb, mas, em nenhum dos testes que fiz obtive velocidade de conexão maior do 80Mbps. Isso equivale a apenas 20% da conexão que deveria receber. Obs: estes testes foram feitos sempre com a conexão cabeada via Playstantion 4. Obs2.: Fiz os testes sempre após desligar todos os demais aparelhos conectados rede wifi. Estou fazendo um levantamento diário para obter uma média semanal, quinzenal, mensal… Enfim. Quando eu estiver com dados de pelos menos 10 dias, entrarei em contato para formalizar uma reclamação.

    1. Oi, Francisco, tudo bem? Você está realizando os testes via cabo ethernet conectado no seu computador ou via wi-fi? Fornecemos 100% da velocidade para download e 20% para upload, e garantimos entre 80% e 100% mensalmente de ambas as taxas, isso no cabo. Nosso modem não é um roteador convencional, a qualidade de acesso pela WI-FI é variável, estando sujeita ao ambiente onde o modem/roteador foi instalado, a banda se divide para todos os dispositivos que estão conectados, entre outros fatores que podem contribuir para a diminuição da quantidade banda via wi-fi. Caso não esteja chegando a velocidade, me informe o nome completo e contato que iremos te ajudar, ou pode mandar mensagem no WhatsApp: (84) 98182-2722.

  3. Fiz o teste de velocidade pela Anatel e essa foi a resposta.
    Sua conexão de Internet é muito lenta.

    A velocidade de download da sua Internet está muito baixa. Você provavelmente não terá problemas para navegar na Web, mas é possível que os vídeos sejam carregados lentamente.

    Meu computador fica do lado do roteador e mesmo assim não tem uma conexão no mínimo media .

    1. Oi, Luan, tudo bem? Me informe o nome completo e contato do titular, por favor, vou solicitar ao nosso time para verificara respeito e te ligar, certo?

    1. Vai depender do aparelho que você está utilizando. Temos um time pronto para te ajudar. Para isso, preciso que entre em contato pelo nosso telefone, tudo bem? Estou a disposição!

  4. Tbm estou com o mesmo problema, mudei meu plano de 200mb pra o de 400mb pra pegar upload de 80mb, mas está a mesma coisa q quando eu tinha 200mb não passa de 230mb e up máximo 40, vou tentar voltar meu plano pra 200 já q só pega 200 não tem sentido eu pagar por 4

    1. Oi, Junior! Não se preocupe, vamos te ajudar com sua conexão. Para isso, preciso que entre em contato conosco pelo número 0800 281 3017 do seu celular, ou no WhatsApp (84)9 8111- 8525 Fico a disposição! 🧡

  5. Realizei o contrato de 400mb e realizei alguns testes e minha internet não chega a 10mb, realizei outro teste e não passou de 120mb. Teste realizado diretamente do cabo. Outra reclamação é que não posso mudar o nome da rede wi-fi e senha para a qual eu queira.

    1. Gostaríamos de entender melhor a situação para que possamos te ajudar. Para isso, precisamos que entre em contato conosco pelo número 0800 281 3017 do seu celular, ou no WhatsApp (84)9 8111- 8525 Fico à disposição! 🧡

  6. Quando vocês dizem que a taxa de download é de 100% do plano, isso significa que, em um plano de 50Mbps o arquivo irá baixar a 50Mbps ou somente a 5 Megas, que é o que acontece quando estamos efetuando um download?
    Esses 50 “Mb”ps são convertidos para 5 “MB”ps?

    1. Thiago, no caso, se for baixar em MB ficaria em torno de 6,25MB ou baixaria em 50Mbps. Vale ressaltar, que, isso refere-se ao fornecimento. É fornecido 100% do plano que foi contratado, tendo garantia a partir de 80% via cabo

  7. Contratei pano de 400 mega não estou gostando, muito lenta em comparação com a outra operadora que eu tinha que era de 240 mega. Não chega bem o sinal na sala no terraço nem se fala. Apenas 5 dias com essa internet e já gostaria de saber como faço para cancelar. Já que estou dentro do prazo do direito do consumidor de experimentação do produto 7 dias. Vou retornar a outra operadora. Qual numero ligo para pedir desistencia?

    1. Oi, Patrício! Gostaríamos de entender melhor a situação para que possamos te ajudar. Para isso, precisamos que entre em contato conosco pelo número 0800 281 3017 do seu celular, ou no WhatsApp (84)9 8111- 8525 Fico à disposição! 🧡

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