Compartilhe

Todo mundo usa internet, isso é fato. É fato também que, muitas vezes os usuários se deparam com algumas dificuldades inesperadas durante a navegação, como por exemplo lentidão no carregamento de páginas. Nem sempre esse problema acontece devido à conexão de internet, muitas vezes isso pode ser resolvido com uma simples limpeza de cache.

Mas o que é memória cache? Trata-se de uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Ela serve para guardar vários dados das páginas acessadas para agilizar o carregamento dos mesmos em próximos acessos. A memória cache age quando, por exemplo, você acessa uma página que possui um formulário e este é preenchido com seus dados automaticamente. 
Apesar de agilizar alguns processos, o armazenamento destes dados pode causar alguns efeitos indesejados. Por isso, é importante realizar a limpeza do computador ou dispositivo (smartphone, tablet, etc) para que e o sistema possa trabalhar com mais rapidez.

É possível fazer uma limpeza de cache simples apenas usando clicando em Ctrl + F5 ou Shift + F5. Esse costuma ser um atalho padrão na maioria dos  navegadores porém, ele só faz a limpeza da sessão atual. 
Para uma limpeza mais completa é necessário seguir o passo a passo:
Buscar as opções Configurações, Histórico, Avançado ou Privacidade e Segurança em seu navegador;

 Nesses itens, procure o campo Limpar Dados de Navegação;

  1. Agora você deve selecionar as opções Conteúdo da Web em Cache, Imagens e Arquivos Armazenados em Cache, Limpar Dados de Navegação ou similares para realizar a limpeza.

Agora que você já sabe um dos possíveis fatores que causam a navegação lenta e como ajustar isso, tá na hora de fazer a sua limpeza de cache. Se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário.

6 discussões em “O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LIMPEZA DE CACHE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *