Compartilhe

O mês de setembro chegou e com ele a campanha de valorização pela vida. Intitulada de “Setembro Amarelo” o movimento foi criado no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio.

O uso da cor amarela em todas as ações faz referência a forma de iluminar e chamar a atenção para o problema. Desde que foi criada, a campanha tem adesão de várias entidades e setores da sociedade, e com a Brisanet não seria diferente. Durante todo o mês de setembro, a Brisanet estará promovendo uma série de ações relacionadas à campanha. Confira abaixo:

  • Distribuição de materiais de conscientização, como banners digitais, panfletos e máscaras personalizadas. Teremos também um filtro no instagram com a temática da campanha, confere lá! 
  • Divulgação de vídeos-depoimentos de colaboradores trazendo seus relatos e dando dicas de autocuidado.
  • Live “Cuidados com Saúde Mental do trabalhador em tempos de crise”.  O bate-papo entre as psicólogas Daiane Borges e  Ariel Gonçalves acontece dia 09 de setembro, às 19h, no instagram da Brisanet. 
  • Ação “Luz Amarela” – As lojas Brisanet de João Pessoa (PB), Mossoró (RN), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE), Caruaru (PE), Natal (CE) e Campina Grande (PB) estarão com uma iluminação personalizada durante todo o mês de setembro. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção dos pedestres e clientes para causa.  

NÃO IGNORE UM PEDIDO DE AJUDA

Suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, classes sociais e idades. E ele pode ser prevenido, ao reconhecer sinais de alerta em si mesmo ou em alguém, incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional ou o serviço de saúde mais próximo. Se o risco de suicídio é grande, oriente os familiares ou pessoas próximas a manter vigilância, de modo que a pessoa não fique, em hipótese alguma, sozinha.

ONDE BUSCAR AJUDA 

  • CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
  • Unidades Básicas de Saúde – Estratégias, Postos e Centros de Saúde da Família. 
  • Emergência –  SAMU (Disque 192), UPA, Pronto Socorro e Hospitais. 
  • Centro de Valorização da Vida – CVV Disque 188 (ligação gratuita). Inclusive a Brisanet acabou de fazer  parceria.

Fomentar o diálogo e o acesso às informações permite com que a sociedade aprenda sobre a importância de cuidar da saúde mental. Enquanto instituição, a Brisanet se preocupa em promover mudanças positivas no ambiente de trabalho. Para elevar a qualidade de vida do colaborador, a empresa incentiva ações anualmente e disponibiliza uma área de acolhimento psicológico diário. 

Lembre-se:  as pautas do setembro amarelo não tem validade, é assunto pra ser discutido e prevenido por todo o ano. Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude a impulsionar essa discussão. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *