Compartilhe

No relatório exclusivo campo digital feito tela tele.síntese no capítulo sobre tecnologia José Roberto Nogueira, presidente da Brisanet, assegura que os provedores regionais terão importante contribuição na cobertura da área rural e acrescenta: não apenas a sede da fazenda ou o campo, mas escolas, residências, moradores e trabalhadores dessas regiões.

Ele lembra que os ISPs fizeram o caminho inverso das grandes operadoras, cobrindo as pequenas e médias cidades do interior para depois seguirem para as maiores e capitais. Nos últimos anos, a tecnologia inicial de rádio utilizada por eles começou a ser trocada pela fibra óptica, construindo uma rede significativa com essa tecnologia.

No final do ano passado, os provedores estavam presentes com fibra em 2.633 municípios, dos quais em 875 eram os únicos fornecedores de serviços com essa tecnologia. “E 75% dos que ainda não têm fibra até a casa, a tecnologia está chegando e em três anos será difícil não ter uma casa que tenha esse sistema”, avalia.

Para que os ISPs cheguem nas áreas rurais e fazendas, Nogueira defende algumas medidas, uma delas o uso em caráter secundário da faixa de 700 MHz das operadoras móveis, caso elas não tenham projetos para as áreas que eles se interessarem. Ele também vê uma oportunidade na consulta pública para ocupação dos espectros ociosos (white space) das transmissões de TV nas faixas UHF e VHF. A proposta da Anatel é de que as frequências possam ser utilizadas em caráter secundário para serviços de telefonia fixa, de banda larga ou IoT.

Na sugestão enviada à consulta pública, a Brisanet solicita que as frequências abaixo de 608 MHz continuem em discussão no white space. Mas que dois blocos de 35 MHz nas faixas de 617 MHz a 652 MHz e a de 663 MHz e 698 MHz sejam destinados para 4G e 5G com o fim específico de atendimento à área rural.

Fonte: TELE.SÍNTESE

3 discussões em “CEO DA BRISANET FALA DA IMPORTÂNCIA DE PROVEDORES REGIONAIS PARA COBERTURA DE ÁREA RURAL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *