Compartilhe

Em 20 anos, a humanidade passou por uma profunda e veloz transformação. Talvez você não tenha se dado conta, mas seu modelo de vida também foi moldado por essas mudanças. Ninguém ficou fora desse poderoso impacto.

Junto da mudança da tecnologia, vieram as mudanças dos hábitos e do modo de vida

monitor showing Java programming

Na passagem dessas duas décadas, tem muita gente se achando antiquado por recordar de fitas cassete e VHS (e até DVDs, veja só), sem falar do fax e do telex. Os telefones fixos eram apenas para fazer ligações.

A tecnologia e as telecomunicações mexeram na forma como lidamos com as coisas, como nos comunicamos, nossos relacionamentos, a maneira de trabalharmos e de fazermos negócios. 

Conexão e evolução

Hoje os planos de dados das operadoras de celular e as redes Wi-Fi públicas criam condições de conexão em tempo integral por um preço muito menor do que se experimentava na virada do século.

architectural photography of range hood

A TV saiu do meio da sala e foi para o telefone móvel

As famílias deixaram de disputar a preferência sobre a programação: a novela, o jornal ou o jogo de futebol. Vivemos a era dos streamings: programas e séries disponíveis numa pequena tela.

Os LPs (Long Play) até está voltando. Os CDs marcaram época, mas até o download através de programas  ficaram para trás. Tudo isso são peças de um passado onde era mais complicado ouvir música.

Com Spotify, Deezer e até mesmo o YouTube, ouvir a música preferida é um exercício muito mais simples. E assim que surgiram os aplicativos de streaming, cada um podia criar suas playlists acessadas de qualquer lugar, até mesmo sem conexão, pelo menos quando contratado o plano premium desses serviços. 

O desafio da mudança digital na vida e nos negócios

A evolução para o meio digital foi uma das maiores mudanças nas formas de se fazer negócios. Os produtos, canais de comunicação, parcerias e o alguns atendimento substituíram o offline pelo online. 

Na medida em que os smartphones e a internet conquistaram espaço na vida do consumidor, tornou-se quase que uma obrigação para o empreendedor adotar os seus meios de serviço nos canais digitais. 

Nas férias, estamos de olho no trabalho. O e-mail, o grupo de WhatsApp da empresa e as redes sociais nos mantém ligados. Precisamos acompanhar os acontecimentos em tempo real, até fazemos uma chamada de vídeo enquanto tomo uma bebida na sombra do coqueiro na beira da praia.

black electrical tower

O comércio deixou de ser exclusivamente na loja

A  Inteligência Artificial passou a analisar nossos comportamentos, perfil de consumo  e começou a fazer sugestões de compra que tinham tudo a ver conosco.

Os executivos passaram a olhar aqueles dados para adotar as melhores estratégias de venda. As pesquisas e transações online precisavam conversar com o offline e passaram a afetar diretamente a decisão de compra.

Com a utilização de softwares ou aplicativos, agora é possível transmitir informações internas entre os colaboradores, ampliar as formas de comunicação com o público-alvo, chegar até possíveis parceiros e adotar novos modelos de trabalho. 

Além das decisões ocorriam em salas de reunião virtuais, com participantes de vários países e continentes.

Comércio online

Na pandemia, o consumidor adotou as compras online e os varejistas descobriram que não podiam estar fora dessa. Além de se adaptar à realidade do cliente, eles descobriram os ganhos para seu negócio, com a melhoria da gestão dos estoques, redução de estrutura comercial em espaços físicos, diminuição das despesas fixas e customização do atendimento.

Com o aumento significativo da produtividade, as tarefas que antes eram executadas de forma manual passaram a ganhar mais agilidade e praticidade. Dispositivos tecnológicos ajudaram a organizar a equipe de trabalho e otimizar o uso do tempo, adotando a automatização de processos manuais. 

person sitting on chair holding iPad

O futuro passa por aqui

Por fim, a Brisanet conta com uma conexão de internet fibra óptica. Esta engenharia permite que cabos cheguem diretamente à casa, condomínio ou empresa do usuário. Com espessura de fios de cabelo, o sinal de internet viaja na velocidade da luz para levar conexão aonde quer que o cliente esteja.

Quer saber como sua solução de telecomunicação chega mais longe?

As diversas soluções em telecomunicações estão disponíveis para auxiliar na gestão empresarial e estimular o crescimento do seu negócio. Com as ferramentas certas, você consegue melhorar seus processos, vender mais e ainda ficar atualizando com tudo o que acontece de novo no mercado. Depois de todas essas informações sobre nossos serviços, você deve estar interessado em contratar alguns deles.

Acesse www.brisanet.com.br/paraempresas/ e saiba mais.

9 discussões em “A TECNOLOGIA MUDOU O MUNDO”

  1. Hoje o G1 divulgou um texto muito legal sobre como a tecnologia mudou a vida e a rotina das pessoas. Telas sensiveis ao toque, a queda das teclas, a internet sendo a base de todos os produtos e prestacoes de servico, os assistentes pessoais virtuais. Nao existe mais mundo sem dispositivo eletronico. Nao existe mais mundo sem internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *