Compartilhe

Mbps (megabit por segundo), geralmente chamado de Mega, é usado para medir a velocidade da internet.

A internet banda larga, por exemplo, é entregue em sua residência em Mbps (megabits por segundo) de velocidade:

  • 10 Mega (megabit) de internet;
  • 25 Mega (megabit) de internet;
  • 30 Mega (megabit) e assim por diante.

Já o megabyte (MB) é relacionado à capacidade de armazenamento, como o espaço de um pen drive, cartão de memória ou disco rígido.

Em outras palavras, Mbps é uma taxa de velocidade da sua conexão, utilizada para medir o quão rápido você se conecta à internet.

Saiba que existem duas velocidades na internet, a de download e a de upload. Veja o que significa cada uma:

  • Velocidade ou tráfego de download é aquele utilizado para baixar arquivos, áudios, vídeos, fazer streaming de filmes, séries e músicas em serviços como Netflix, YouTube, Spotify etc., além disso é utilizado também para acessar sites, ler notícias, acessar e-mails (via Webmail) ou apenas recebê-los (via Outlook). É simples de entender se você imaginar que download corresponde a baixar/descarregar informações da internet, por ser a mais utilizada, é a mais priorizada pelos provedores ao oferecerem planos de acesso.
  • Velocidade ou tráfego de upload é utilizado para enviar e-mails via Outlook, compartilhar informações com outras pessoas, por exemplo se você tem um servidor com arquivos/software ou sistema de câmeras (DVR) onde usuários externos acessam remotamente ou fora da empresa esses serviços, o tráfego de upload da empresa onde está o servidor ou DVR é que será utilizado para enviar esses dados para essas pessoas. Ainda sobre o upload, se você utiliza serviços de armazenamento em nuvem como Dropbox, OneDrive ou Google Drive para guardar arquivos, quando você está salvando arquivos nesses serviços, você está fazendo upload (ou envio) desses arquivos.
  • é importante lembrar que há situações em que as duas velocidades são utilizadas, como em jogos online com outros usuários, video e áudioconferência via internet como Skype, acesso remoto ao vivo, etc.

Resumidamente, eles não são velocidade, como todo mundo fala. Os megas são o espaço da sua internet. Quanto mais você tem, mais pessoas podem se conectar à sua rede.

O que achou desse esclarecimento? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *