Compartilhe

Quem faz uso constante da internet percebe como é comum haver problemas relacionados à velocidade da conexão. Isso provoca expensas entre as pessoas que dependem da web para trabalhar, estudar ou mesmo assistir a séries e filmes. A velocidade da internet é fundamental para o usuário ter uma boa experiência — e diversos fatores podem interferir nesse aspecto.

Problemas de Software

Sempre que um usuário visita sites, os navegadores coletam e armazenam informações como nomes, senhas ou até os tipos de conteúdo que são acessados. Esses dados recolhidos são armazenados no seu disco rígido, que é conhecido como cookie.

Assim, com o passar do tempo, os cookies acabam interferindo na conexão, principalmente se você visitar diversos sites em uma sessão de navegação. Apagar tais arquivos e o histórico de navegação ajuda bastante a melhorar a velocidade da internet. Então, realize esse procedimento pelo menos semanalmente, a fim de otimizar sua conexão.

Roteador mal posicionado

A posição do seu roteador influencia na velocidade da sua internet, por incrível que pareça. Portanto, fique atento a posição. O aparelho não pode ficar em uma altura muito baixa, nem tão distante de onde você costuma usar o sinal de Wi-Fi, já que o sinal é uma onde de rádio emitida, que sofre com a distância entre o roteador e os dispositivos conectados a ele. Deixe-o em uma área central da sua casa ou estabelecimento.

Há diversas situações em que problemas na velocidade da internet estar relacionada a posição do roteador. Uma forma de resolver isso é investindo em um repetidor de sinal. Esse recurso vai aumentar o alcance da sua rede Wi-Fi e pode, por exemplo, ser suficiente para acabar ou reduzir os problemas com a internet lenta.

Interferência no sinal

Dentro de uma casa ou estabelecimento comercial, é preciso considerar o que poderá influenciar na qualidade do sinal do seu roteador. Espelhos são feitos de lâminas de metal e isso bloqueia e reflete as ondas do roteador, prejudicando a velocidade da sua internet assim como paredes, janelas e vidros tendem a bloquear ou atrapalhar a emissão do sinal.

Utilize Fibra Óptica

A fibra óptica é mais estável e veloz. Oferecendo uma qualidade maior e melhor. Por isso, a Brisanet oferece uma conexão estável, com tráfego de dados de ultravelocidade. Consulte nossos planos!

Muitas pessoas conectadas

Quando se mora em família ou com colegas de quarto, certamente há o compartilhamento de internet. Quanto mais pessoas estiverem utilizando a mesma banda, porém, menor será a velocidade da conexão.

Alguns serviços de internet acabam exigindo uma grande quantidade de dados. O streaming de vídeo e os downloads de arquivos, por exemplo, podem influenciar bastante na velocidade.

Outra questão a ser analisada é se o Bluetooth está ativado. Assim, caso você não esteja utilizando a função, certifique-se de desativá-la. Além de gastar mais bateria, essa tecnologia pode causar interferências.

Como vimos, existem diversos fatores que prejudicam a qualidade e a velocidade da internet.

E aí, gostou deste artigo? Conta pra gente nos comentários

4 discussões em “O QUE PODE AFETAR A QUALIDADE DA SUA INTERNET?”

  1. Quanto maior for a sua conex o de internet menor ser o valor do ping e com isso melhor ser a sua jogabilidade. Agora que voc j sabe quais fatores influenciam na sua internet, fica f cil escolher o plano de internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *