Compartilhe

Cada tipo de internet é afetado de um modo diferente por fatores climáticos.

person holding black iphone 4

Internet a rádio: é um tipo de conexão que pode facilmente ser afetado por chuvas. Quando há uma grande concentração de nuvens em um determinado local, o nível de interferências eletromagnéticas também amplia. Isso prejudica a propagação das ondas de rádio, o que torna a velocidade mais reduzida e, em cenários maiores, até limitada.

Internet cabeada: enfrentam menos dificuldades em dias de chuva. No caso das tecnologias de cabeamento tradicionais, como o ADSL, os problemas estão mais relacionados aos efeitos da chuva na infraestrutura. Eles ampliam a interferência causada por fatores como a eletricidade e podem até mesmo danificar os cabos.

pink umbrella

Na residência do usuário, se algum fio estiver desencapado, a internet também pode cair. O contato com a água pode causar curto circuitos nos fios de telefonia durante a chuva. Em cenários graves, isso pode até causar a sobrecarga de dispositivos como modens e roteadores.

Por isso, a fibra óptica é um bom investimento já que os cabos não são afetados por interferências eletromagnéticas. Isso reduz o número de fatores que pode afetar a qualidade da conexão em vários cenários.

black and white remote control

Isso só é possível pois a fibra óptica utiliza pulsos de luz para enviar e receber dados. Ao contrário das outras tecnologias, que utilizam sinais de rádio ou pulsos elétricos, a luz pode ir de uma ponta a outra até mesmo em cenários de chuva intensa. Vale apontar, também, que os cabos são mais robustos e resistentes a danos físicos, o que limita as chances de um acidente afetar a sua internet.

Na Brisanet, oferecemos esse tipo de serviço pensando na melhor experiência para o cliente. Assine pelo 0800 281 3017 ou brisanet.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *