O que é ping e como ele afeta a sua conexão

Compartilhe

o que é ping

Heavy users de internet e jogadores de plantão sabem de cor o que é ping e o quanto ele pode interferir na sua experiência na web ou na sua partida on-line. Muitos não sabem,  mas o ping é um elemento essencial para aferir a qualidade da sua internet e mostrar se está na hora ou não de mudar de provedor.

Neste post, vamos explicar melhor o que é ping e por que você deve prestar atenção nele caso queira ter uma experiência completa de navegação, sem obstáculos. 

O que é ping e para que serve?

Ping é a sigla para Packet Internet Network Groper, em português, “localizador de pacotes na rede de internet”. Mas, afinal, o que isso significa?

A sua função é verificar se o tempo de envio de um pacote de dados e a resposta dos equipamentos estão conectados na mesma rede de internet. Ou seja, o ping verifica a conexão da rede com os equipamentos que o usuário utiliza no seu ambiente, como impressoras, computadores, vídeo games, entre outros. 

Em outras palavras, o ping, também chamado de latência, é o tempo que um pacote de dados leva para ser transmitido do dispositivo para um servidor de fazer o caminho inverso.

Caso o aparelho esteja funcionando corretamente, a resposta – chamada de “pong” em alusão ao jogo “ping-pong” é enviada para quem mandou o ping. Toda essa avaliação é feita em um tempo extremamente curto.

Por que é importante ter um ping baixo?

Você já deve ter reparado que muitos usuários de internet costumam reclamar quando a sua conexão está com o ping alto. Isso é de praxe porque quanto maior o ping, mais lenta será a conectividade do aparelho utilizado, o que acaba influenciando na sua performance.

No contexto dos games, o ping é o tempo que o comando do jogador chega até o servidor do jogo e volte para o aparelho do jogador. Por isso, todo jogador tem que saber o que é ping e evitar que tenha pings altos. Caso contrário, eles se tornam o principal vilão de jogadores on-line, pois isso prejudica toda a jogabilidade e comunicação com os demais jogadores. 

Com um ping muito alto, você pode acionar uma tecla e demorar alguns segundos para que a ação aconteça no jogo. O mesmo vale para transmissões via streaming, pois isso pode ocasionar lead para quem estiver acompanhando do outro lado da tela.

Confira, a seguir, o grau de qualidade da conectividade conforme a quantidade de ping.

  • Ótima taxa: menor que 30 milissegundos.
  • Razoável: entre 30 e 50 ms.
  • Média: entre 50 e 100 ms.
  • Lenta: entre 100 e 500 ms.
  • Baixa: maior que 500 ms.

Logo, se sua conectividade está na casa dos 30 milissegundos, pode considerar que está tudo bem. Já se passou dos 100 ms, chegando aos 500 ms, está na hora de rever sua internet para não ter dor de cabeça com sua experiência na web.

Você pode utilizar plataformas na web que ajudam a fazer o teste de ping e dar um diagnóstico prévio da sua conectividade. 

O que fazer para melhorar o ping?

Neste post, explicamos o que você precisa fazer para melhor o ping em jogos on-line, mas as dicas valem para qualquer outra situação. Recapitulando, 

Opte por uma internet cabeada, pois ela sofre menos risco de interferências que as de rede wi-fi. Como ela está diretamente conectada ao modem, não precisa ultrapassar obstáculos e garante uma maior velocidade de upload e download.

Outra dica é evitar consumir muita internet quando estiver jogando ou fazendo alguma transmissão ao vivo. Então, não baixe grandes arquivos da web nem acesse plataformas de streaming, que costumam consumir muita banda.

Uma saída clássica para esse – e outros tantos problemas – é desligar o modem e o roteador e religá-los após alguns segundos.

Se você já entendeu o que é ping, fez tudo isso e sua conectividade continua ruim por causa da alta taxa de pings, a saída é a substituição do provedor de internet. hoje em dia, a melhor opção é a utilização de internet 100% fibra óptica, pois ela é mais veloz, mais estável e recebe menos interferências. 

Curtiu esse conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba mais dicas sobre como utilizar melhor a sua internet no dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *