Compartilhe

Como reduzir o consumo de dados móveis
Uma boa estratégia é enviar textos, em vez de áudios, nos aplicativos de mensagens.

Não utilizar a internet do celular hoje é praticamente impossível, afinal estamos conectados praticamente 100% do nosso dia. A grande questão é que, muitas vezes, o consumo de dados móveis é bastante alto, deixando as pessoas na mão quando mais se precisa.

Não ache que aumentar a quantidade de internet é a melhor opção para se livrar desse problema. Afinal, quanto mais se tem, mais se gasta. Economizar é importante, e você pode se valer de uma série de estratégias que contribuem para a redução de dados móveis no seu celular.

6 dicas para reduzir o consumo de dados no seu celular diariamente 

A seguir, apontamos algumas ações bastante simples que você pode aplicar no seu dia a dia e ajudar bastante no controle do seu consumo.

1. Evite utilizar os dados móveis para baixar e atualizar aplicativos 

Pode ocorrer de, em algum momento do dia, você precisar baixar um aplicativo utilizando os dados móveis. Acontece que, mesmo se o aplicativo for leve, ainda assim vai consumir muita internet da sua conta.  A dica é que você, se possível, espere acessar uma rede wi-fi para baixar esse arquivo. 

O mesmo vale para fazer a atualização de aplicativos. De tempos em tempos, os apps ganham uma nova versão e precisam ser atualizados. O problema é que, em muitos casos, essa atualização é demorada e consome muita internet. Então, aguarde acessar uma rede wi-fi para fazer isso. 

2. Diminua a quantidade de arquivos baixados e compartilhados 

Pode não parecer, mas cada arquivo que você baixa ou compartilha, por menor que seja, consome os seus dados. 

Uma boa estratégia é desativar no seu aplicativo de mensagem a opção para baixar com dados móveis. Permitia apenas o download com o wi-fi. E se precisar enviar algo para alguém, sem necessidade de urgência, principalmente quando for um arquivo grande, opte por fazer isso quando estiver conectado a uma outra internet. 

Leia também: 5 dicas para melhorar a velocidade da sua internet.

3. Desative a reprodução de vídeos automática 

Os vídeos estão presentes em todas as redes sociais, e  mesmo os curtos contribuem para o consumo de dados. Uma boa alternativa é configurar em cada aplicativo de rede social para que os vídeos não sejam reproduzidos automaticamente.

Dessa forma, além de você reduzir o consumo de dados do seu plano, também filtra o que vai assistir e não se expõe a tanto conteúdo desnecessário e desinteressante. 

4. Tenha o hábito de desativar os dados móveis

Se você não é daquelas pessoas que precisam ficar 100% conectadas ao celular o dia todo, desative os dados móveis. Por exemplo, enquanto estiver no trabalho, estudando, dormindo, no cinema ou em qualquer outro lugar que não exija que você utilize a internet no seu celular.

Essas ações realizadas diariamente, quando acumuladas, mostram um bom resultado ao final do mês e garantem que você tenha mais internet.  

5. Aproveite as opções de serviços off-line

Música, séries e filmes fazem, mais do que nunca, parte da vida das pessoas nos dias de hoje. Logo, os aplicativos desses produtos se popularizaram e são obrigatórios nos celulares das pessoas. 

Por um lado, assistir a vídeos e séries e ouvir músicas utilizando os dados móveis pode ser muito custoso, pois esses aplicativos consomem muita internet. A parte boa é que há a opção de você utilizá-los no modo off-line.

No Brisamusic, por exemplo, streaming de música da Brisanet, você tem a opção de baixar as playlists e ouvi-las quando e onde quiser sem consumir nenhum byte da sua internet móvel.

Então, sempre opte por baixar, via wi-fi, suas músicas ou filmes antes de sair de casa para poder economizar seus dados.

6. Opte por planos que ofereçam apps gratuitos

Com tanto aplicativo sendo popularizado e passando a fazer parte do dia a dia das pessoas, as operadoras estão utilizando como estratégia oferecer alguns aplicativos de forma gratuita, sem o consumo de dados móveis.

É o caso do Brisamóvel. Em qualquer plano, o usuário pode utilizar à vontade o WhatsApp, enviando e recebendo mensagens sem consumir da sua franquia de dados do mês. Assim, é mais economia tanto de internet quanto de recargas. 

Se você quiser conhecer melhor os planos do Brisamóvel, basta acessar este link. Com certeza, você vai perceber que a melhor internet móvel está aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *