Pré-pago ou pós-pago: qual a melhor opção?

Compartilhe

pré-pago ou pós-pago
Entenda as particularidades de cada modelo de plano.

Em dezembro de 2020, o Brasil registrava mais de 234 milhões de acessos móveis, ou seja, chips para celular ou tablet ativos. Esse boom está diretamente relacionado às novas formas de se comunicar e cumprir tarefas diárias. Praticamente tudo pode ser feito pelo celular. Mas, na hora de escolher o plano do seu telefone móvel, você prefere pré-pago ou pós-pago?

Esse questionamento é bastante importante, pois, como dissemos, hoje em dia tudo está na palma da mão. Redes sociais, bancos, conversas, videoconferências, documentos, tudo pode ser acessado direto do seu celular. Logo, para suprir essa demanda, é preciso ter um bom plano.

Entender o que é cada um desses modelos de tarifação é importante, já que, a depender do seu consumo, você pode economizar ou perder dinheiro. 

Se você é daqueles que não entende bem a diferença entre cada um dos tipos de cobrança e quer ficar por dentro, continue lendo este texto.

Qual a diferença entre pré-pago e pós-pago?

Vamos começar falando do plano pós-pago. Neste modelo de tarifação, o usuário faz uma assinatura mensal correspondente à quantidade de minutos ou pacote de dados que geralmente consome. 

Esta pode ser uma boa opção para quem utiliza muito o celular para falar ou navegar na internet. Logo, não precisaria ficar inserindo créditos com certa frequência. Mas, antes de optar por esse serviço, o cliente precisa entender se realmente consome tudo aquilo que o plano oferece. Caso contrário, pode escolher o modelo de cobrança pré-pago.

Já no pré-pago, o cliente paga um determinado valor para inserir créditos na sua linha móvel. Esses créditos vão acabando à medida que a tarifação vai sendo consumida. Isso vale tanto para os minutos disponíveis para ligações quanto para o pacote de internet.

Hoje em dia, tem sido cada vez mais comum as operadoras oferecerem minutagem ilimitada e limite apenas para o pacote de dados, ou seja, a quantidade de gigas disponíveis para acesso à internet 4G. 

É o caso do Brisamóvel, cujo valores dos planos pré-pago variam de R$ 6,99 e R$ 69,99. Em todos os planos da telefonia móvel da Brisanet, as ligações e SMS são ilimitadas e o uso do WhatsApp não abatem da franquia.

Qual a melhor opção: pré-pago ou pós-pago?

Saber se o melhor para você é o pré-pago ou pós-pago é relativo. Só você pode chegar a essa conclusão, afinal é você quem define o quanto gostaria de pagar para utilizar a telefonia móvel, como também sabe o seu nível de consumo. 

Podemos analisá-los de forma isolada e identificar algumas vantagens em cada um dos modelos.

No pós-pago, você tem a liberdade de escolher o plano conforme a sua necessidade. No entanto, isso elimina o controle dos gastos, já que o valor a ser cobrado pela operadora será o mesmo, você consumindo ou não todos os minutos ou dados.

Por sua vez, no pré-pago, você tem um maior controle sobre o seu consumo, afinal você decide o quanto quer gastar com créditos e pode ter mais disciplina. Além disso, você deixa de ter mais uma conta fixa para pagar mensalmente, uma vez que você define quanto e quando quer gastar.

Os planos pós-pago sempre tiveram menos adeptos do pré-pago, no entanto o cenário vinha mudando no decorrer dos anos e, em setembro do ano passado, o pós ultrapassou o pré. 

De acordo com o Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicação, em 2011, o pré-pago correspondia a cerca de 80% do total de acessos de telefonia móvel. Ao final de 2020, o pós-pago ultrapassou a marca de 50%, sendo maioria no total de acessos no país.

Isso mostra um equilíbrio entre as modalidades de cobrança. As pessoas estão bem divididas entre optar por pré-pago ou pós-pago. tudo vai depender da sua necessidade e do que a operadora pode oferecer para você.

Gostou desse conteúdo? Então aproveita para assinar a nossa newsletter e receber, direto na sua caixa de e-mail, conteúdos como este semanalmente. 

Uma discussão em “Pré-pago ou pós-pago: qual a melhor opção?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *