Compartilhe

internet de fibra óptica
Velocidade, durabilidade e resistência são algumas vantagens.

Você sabia que, segundo dados da Anatel de junho de 2021, existem mais de 37 milhões de acessos à internet de banda larga no país? E que, destes, 20,4 milhões ocorrem por internet de fibra óptica? Um número bem diferente de 10 anos atrás, quando esse tipo de internet só correspondia a 196 mil dos 15,5 milhões de acessos existentes na época.

Com o avanço da tecnologia no universo das telecomunicações e as novas demandas da sociedade, que vem ficando cada vez mais conectada ano após ano, foi preciso evoluir. A conexão discada, há muito tempo atrás, deu lugar às conexões via cabo metálico ou coaxial, modem, LTE, satélite ou rádio.

Agora é a vez da internet de fibra óptica, que, como você pode perceber pelos números, hoje é o tipo de tecnologia que mais tem acessos no Brasil, 55%.

Por que, então, esse tipo de internet cresceu tanto, de maneira tão vertiginosa, em tão pouco tempo? Para entender isso, você precisa entender, primeiro, o que é e como ela funciona.

O que é a internet de fibra óptica e como funciona?

Atualmente, a internet de fibra óptica é a tecnologia de banda larga que oferece uma melhor conectividade ao usuário. Isso acontece porque a rede óptica é formada por finos filamentos, transparentes e altamente flexíveis que transmitem os dados (todo o conteúdo digital) via sinais de luz. Por essa característica, as informações são transmitidas de uma ponta a outra de maneira mais rápida e segura. 

Em termos práticos, ela se sobrepõe aos modelos de internet cabeada com fios de cobre, que operam por meio de eletricidade e são mais suscetíveis a eventos externos.

Para funcionar, a internet de fibra óptica transforma os dados a serem transmitidos em feixes de luz e envia para o aparelho receptor por meio do cabo óptico, geralmente composto de vidro. Essa transmissão pode ser feita via laser ou LED. 

Quando a transmissão se dá via laser, dizemos que é fibra monomodo, ou seja, existe apenas uma fonte de luz, logo apenas um sinal é emitido por vez, podendo alcançar longas distâncias. Já quando é via LED, trata-se da fibra multimodo. Nesse caso, vários sinais podem ser transmitidos simultaneamente, mas é mais apropriada para redes que operam em distâncias menores.

Quais as vantagens da internet de fibra óptica para o cliente?

Se formos parar para pensar em quais as vantagens que um cliente tem ao optar por utilizar internet de fibra óptica na sua residência ou trabalho, temos os seguintes tópicos:

#1 Maior capacidade de transmissão

Como a fibra óptica opera transmitindo os dados por meio de luz, sua área de cobertura é muito maior que as do fio de cobre, logo, conseguem levar as informações a muito mais longe.

A depender do modelo de cabeamento, essa transmissão pode chegar a até 40 quilômetros, sem perder a qualidade da conexão. Já na rede cabeada por cobre, a partir de 100 metros já é possível perceber falhas no sinal.

Além disso, o tipo de fio utilizado – bem mais fino – permite que sejam compiladas uma grande quantidade em um único cabo. Assim, a transmissão é potencializada.

#2 Alta velocidade

Uma das características mais latentes da conexão de internet de fibra óptica é a sua velocidade

Para você ter uma ideia, em internet via cabo coaxial, por exemplo, a velocidade média fornecida é de !0 MB por segundo, enquanto que na fibra óptica essa taxa é de 10 GB. 

Essa taxa de velocidade é ideal para locais em que há muitos computadores e smartphones conectados à mesma rede de internet ao mesmo tempo. Logo, a utilização de uma máquina não compromete a da outra.

#3 Maior resistência e durabilidade

Quem nunca passou pelo problema de perder o sinal da internet quando está chovendo? Essa é uma dor comum para quem insiste em utilizar rede cabeada de fios de cobre, pois sua fiação é sujeita a desgastes internos e externos.

Chuvas, ventanias e outros eventos adversos que geralmente impactam na qualidade da fiação e, consequentemente, na sua conexão, não surtem efeito na internet de fibra óptica.

A sua fiação é mais resistente, mesmo sendo composta por um material aparentemente mais frágil, o vidro. Ela apresenta maior durabilidade e não sofre com efeitos comuns aos fios de cobre, como oxidação e aumento de temperatura do metal.

#4 Imunidade a interferências eletromagnéticas

A rede de internet de fibra óptica também traz como ganho a possibilidade de não receberem interferências de ondas de rádio frequência. 

Essa vantagem é conferida graças à composição dos cabos. Por serem de vidro, eles são mais resistentes a esse tipo de interferência e acabam preservando a qualidade do sinal. Dessa forma, não há oscilações na conexão nem na velocidade contratada. 

#5 Maior segurança no sinal

A rede de fibra óptica é segura em dois aspectos. Primeiro, em relação à integridade física das pessoas; segundo, em relação à segurança das informações transmitidas. 

Por não ser uma rede que utiliza eletricidade para funcionar, não há risco de curto-circuitos que possam gerar incêndios ou outros acidentes. Além disso, os cabos, embora leves e flexíveis, são mais resistentes a intempéries.

Da mesma forma, os dados dificilmente podem ser hackeados por invasores. Isso só é possível caso o hacker tenha contato direto com o cabo, interceptando as informações direto dos feixes de luz. 

#6 Excelente custo-benefício

Logo no início da sua operação, a internet de fibra óptica era de fato menos atrativa que as demais tecnologias por conta do seu valor de contratação. No entanto, com o passar do tempo e o advento desse tipo de conexão, os valores foram se tornando mais competitivos e interessantes para o público geral.

Em linhas gerais, ao contratar uma internet de fibra óptica, você tem uma conexão mais veloz, com maior qualidade e segurança por um preço que pode ser próximo ou menor que o de outros tipos de internet, a depender do pacote contratado.

Percebeu o quanto a internet de rede fibra óptica pode ser uma boa opção para você? Aproveite a nossa oferta e leve a melhor conexão para sua casa.

9 discussões em “6 vantagens de ter internet de fibra óptica em casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *