Qual a diferença entre velocidade de download e de upload?

Compartilhe

velocidade de download
Quanto maior a velocidade, melhor será a performance da sua conexão.

A expressão velocidade de download e upload deve fazer parte da sua rotina principalmente se você é heavy user de internet. Muitos não sabem, mas esses dois tipos de velocidades são bem diferentes, cumprem papéis distintos. 

Além disso, saber exatamente como elas funcionam é essencial na hora de contratar uma operadora de internet e ter uma boa experiência na hora de utilizá-la.

Neste post, apresentamos cada uma e o que você precisa saber sobre elas. Continue lendo!

O que é velocidade de download?

Como você bem deve saber, “download” é um termo em inglês utilizado mundialmente quando precisamos baixar ou receber algum arquivo da internet. Mas isso vai muito além de baixar documentos, vídeos ou áudios. 

Quando você acessa uma página na web, por exemplo, você está baixando no seu celular aquele site. Logo, se essa página demorar a carregar é porque a sua velocidade de download não está boa.

Ouvir músicas em players de música como o Brisamusic ou assistir a filmes e séries em plataformas de streaming, a exemplo do Brisaplay, são ações que exigem baixar dados. Dessa forma, dependem da qualidade da sua velocidade de download. 

É justamente isso que trata a velocidade de download: a velocidade com que seu aparelho (smartphone, tablet ou computador) acessa determinada página web ou baixa algum outro tipo de arquivo; é a performance, em bytes por segundo, da sua conexão com a internet.

A lógica é simples: quanto mais alta for a sua velocidade de download, mais rápida será a sua conexão e o acesso a páginas e arquivos; a mesma lógica serve para o contrário.

Definir qual a melhor velocidade de download para sua casa é relativo, pois isso varia conforme o seu grau de consumo. 

Você pode optar por planos que entreguem até 50 Mbps caso apenas utilize a internet para trabalhar, estudar ou ver filmes. Já se você é heavy user de jogos online, quanto maior a velocidade contratada, melhor será sua experiência. 

O que é velocidade de upload?

Partindo para o outro lado, enquanto a velocidade de download está relacionada ao tempo que sua conexão leva para baixar páginas e arquivos, a velocidade de upload é  justamente o contrário: o tempo que você leva para enviar dados e informações do seu celular, tablet, computador e afins ao servidor da internet.

Por exemplo, quando você está subindo arquivos no seu Google Drive ou enviando fotos, vídeos ou áudios para alguém no WhatsApp, você está fazendo um upload. O valor dessa velocidade é o que vai tornar essas ações mais ou menos rápidas.

Quem joga online precisa ter uma boa velocidade de upload – além de uma baixíssima taxa de ping – justamente para manter a jogabilidade e conseguir executar os comandos em tempo real na tela.

Geralmente, a velocidade de upload é bem menor que a de download, mas essa diferença é diminuída com a internet de fibra óptica. 

Como sei qual a minha velocidade de download e de upload?

Para saber como está a sua velocidade de download e upload, você precisa fazer o teste de velocidade. Diversos sites e plataformas online permitem que você realize esses testes de forma gratuita.

Esses sites fazem um raio x da sua velocidade, indicando, além das taxas de velocidade, a taxa de ping, outra importante métrica no mundo da internet que tem a ver com a qualidade da sua conexão.

Nem sempre, a informação na tela é a que você contrato. Por exemplo, você contratou um plano de 400 Mega, mas só recebe apenas 350 Mega de velocidade. Pode haver variação para mais também. 

Isso porque a velocidade varia conforme o grau de uso da internet, ou seja, quantas pessoas estão conectadas no momento, o que está sendo consumido (vídeos, músicas, jogos etc), o quanto a rede está sendo utilizada, entre outros fatores.

Portanto, você pode acessar esses sites para fazer o teste por dez vezes durante o dia; em todas elas, os valores serão diferentes.

Essa variação ocorre principalmente em internets cabeadas. Já na internet de fibra óptica, há variação, mas é bem menor.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e ter acesso a esta e outras informações bastante interessantes para o seu dia a dia.

18 discussões em “Qual a diferença entre velocidade de download e de upload?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *