Brisanet é líder pela 6° vez na pesquisa de satisfação da Anatel
Publicado em 17 de maio de 2024
A Brisanet foi eleita líder pela 6° vez na pesquisa de satisfação pela Anatel em internet residencial no ranking da UF.
A empresa bateu um recorde ao ser a única a conquistar o “hexa” em relação ao levantamento.
Neste blog, te mostraremos mais informações sobre o que é, como funciona e qual o objetivo da Pesquisa em Satisfação da Anatel.
O que é a pesquisa de satisfação da Anatel?
A pesquisa de satisfação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é um levantamento anual que avalia a percepção dos consumidores brasileiros em relação aos serviços de telecomunicações oferecidos no Brasil.
A pesquisa envolve diversos serviços, como telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura, entre outros.
O objetivo é identificar o nível de satisfação dos usuários. Além disso, ela aponta áreas que necessitam de melhorias, assim como promove a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.
Como funciona a pesquisa de satisfação da Anatel?
A pesquisa de satisfação da Anatel funciona por meio de uma metodologia estruturada.
Assim, ela coleta, analisa e divulga a opinião dos consumidores sobre os serviços de telecomunicações no Brasil.
Confira a seguir o processo detalhado:
Planejamento e metodologia
A Anatel define os objetivos específicos da pesquisa e os serviços a serem avaliados (telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa, TV por assinatura, etc.).
Após isso, um questionário é elaborado para captar a percepção dos consumidores sobre vários aspectos dos serviços, incluindo qualidade, atendimento, preços, resolução de problemas e transparência.
Seleção da amostra de consumidores
A pesquisa utiliza uma amostra representativa da população de consumidores repassadas pelas empresas de telecomunicações no Brasil.
Além disso, a equipe da instituição seleciona os participantes de maneira aleatória para garantir que os resultados sejam generalizáveis.
Coleta de dados
Os consumidores selecionados podem ser contatados por meio de chamadas telefônicas.
As entrevistas seguem um roteiro estruturado com perguntas específicas que abordam diferentes aspectos dos serviços de telecomunicações.
Análise dos dados
Os dados coletados são processados e analisados utilizando técnicas estatísticas para garantir a validade e a confiabilidade dos resultados.
Dessa maneira, são calculados diversos indicadores de satisfação, como índices de satisfação geral, satisfação com a qualidade do serviço, atendimento ao cliente, etc.
Divulgação dos resultados
A Anatel elabora relatórios detalhados com os resultados da pesquisa, destacando pontos fortes e fracos de cada operadora.
A Anatel publica os resultados no seu site e os divulga à imprensa, tornando-os acessíveis ao público em geral e aos consumidores.
Quais os aspectos avaliados na pesquisa de satisfação da Anatel?
A pesquisa de satisfação da Anatel avalia vários aspectos dos serviços de telecomunicações. Entretanto, os principais são estes:
- Qualidade de instalação: se houve uma boa experiência e atendeu o tempo estimado pela empresa de instalação.
- Qualidade do atendimento: tempo de espera, cordialidade e eficiência dos atendentes.
- Qualidade do serviço: disponibilidade, estabilidade e qualidade da conexão.
- Preços e tarifas: percepção dos consumidores sobre os preços cobrados.
- Capacidade de resolver problemas: eficiência na resolução de problemas e reclamações.
Durante os seis anos em que foi líder, a Brisanet alcançou notas mais altas gradativamente em todos os indicadores.
Qual o objetivo da pesquisa de satisfação da Anatel?
No geral, a pesquisa de satisfação da Anatel visa principalmente a melhoria contínua dos serviços de telecomunicações no Brasil.
Para isso, ela leva em consideração os seguintes objetivos:
Avaliar a satisfação dos consumidores
O primeiro objetivo da pesquisa é medir a satisfação dos usuários em relação aos diversos serviços de telecomunicações, como telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.
Identificar áreas de melhoria
Com isso, ela pode detectar problemas específicos e áreas onde as operadoras de telecomunicações precisam melhorar, baseando-se no feedback direto dos consumidores.
Promover a qualidade dos serviços
Portanto, a pesquisa incentiva as operadoras a melhorar a qualidade dos seus serviços, usando os dados coletados como um guia para ajustes e melhorias.
Orientar ações regulatórias e de fiscalização
Além disso, o levantamento fornece à Anatel informações detalhadas que auxiliem na regulação e fiscalização do setor.
Isso garantirá que as operadoras cumpram com os padrões de qualidade exigidos do órgão.
Informar os consumidores
Outro papel importante da pesquisa é em relação a divulgação dos resultados. Isso porque os consumidores podem tomar decisões mais informadas sobre quais operadoras escolher, levando em consideração os dados concretos de satisfação e qualidade.
Fomentar a competição saudável
Por fim, a pesquisa também incentiva a competição entre as operadoras. Assim, ela propõe um ambiente onde a qualidade do serviço é um diferencial competitivo, beneficiando assim os consumidores.
O hexa da pesquisa de satisfação da Anatel é da Brisanet!
Eleita pela sexta vez, a Brisanet garante o “hexa” como a líder em satisfação, segundo a pesquisa divulgada pela Anatel em 2024.
Desse modo, a empresa bate o recorde como a única operadora a atingir o feito em 6 anos consecutivos de ter os clientes mais satisfeitos.
Os resultados refletem o comprometimento da empresa em oferecer serviços de alta qualidade e proporcionar uma boa experiência aos seus clientes.
Ficou curioso sobre os serviços oferecidos pela Brisanet? Então confira nossos planos e pacotes e vem pra líder em satisfação!
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