Compartilhe

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é oportuno contarmos para você, leitor(a), a importante história da Hedy Lamarr. Nascida na Áustria, a atriz, radicada nos Estados Unidos, ficou conhecida mundialmente por seus trabalhos ousados nas telas do cinema. No entanto, o que muitos não sabem é que o legado da austríaca vai muito além das telas.

Atuando durante o dia e criando tecnologias à noite, Lamarr e seu parceiro de negócios, o compositor George Antheil, desenvolveram um importante sistema de salto de frequências de comunicação, trata-se de um método de transmissão de sinais de rádio. Mais tarde, eles ganharam a patente do que chamaram de “sistema secreto de comunicação”, mas a invenção só seria usada anos depois, pelas forças armadas dos EUA. A criação de Lamarr desta época serve como base nos dias atuais para a existência do Wi-Fi, Bluetooth, GPS e telefone celular.  

E não para por aí. As contribuições científicas da atriz são tão longas quanto os seus papéis na atuação. Ela também desenvolveu  outros dispositivos como uma coleira de cachorro fluorescente e um aparelho de banho para deficientes. Hedy Lamarr foi uma mulher extraordinária no cinema, na ciência e em vida. Na Alemanha, o dia 9 de novembro (data de nascimento da atriz) foi decretado como o Dia do Inventor, em sua homenagem.

Gostou? Comente o que você achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *