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Hoje vamos listar 9 dicas para ser produtivo ao trabalhar em casa durante o COVID-19.

Quando você não está acostumado a trabalhar em casa, as distrações podem causar falta de foco, procrastinação e menor produtividade.

Se você não está acostumado a trabalhar em casa, pode levar algum tempo para se acostumar com novos desafios que você pode não ter no escritório. É importante ter um cronograma definido e cumpri-lo. Evite dormir ou ficar no café da manhã e comece a trabalhar como se estivesse dirigindo pela cidade até seu escritório, embora possa estar entrando na sala ao lado. Você pode pensar que explodir o último hit de Lady Gaga é a maneira mais produtiva para você trabalhar. Ou barulhos altos podem ser a pior coisa para você manter o foco e realizar o trabalho. Todo mundo é diferente. Algumas pessoas trabalham melhor na desordem, enquanto outras não conseguem se concentrar, a menos que seu espaço de trabalho esteja arrumado. Independentemente do seu estilo pessoal, aqui estão algumas dicas para facilitar o ajuste à sua nova situação durante o surto de coronavírus:

1- Limite seu espaço de trabalho a uma área específica da sua casa para que seu trabalho não se intrometa na vida de outros membros da família e você possa se concentrar. Tenha um espaço designado como sua estação de trabalho em vez de verificar e-mails, mensagens de voz ou mensagens de texto na frente da TV ou espalhar o trabalho na mesa da cozinha. Faça do seu espaço uma zona tranquila e silenciosa, onde você possa se concentrar. Se você não tiver uma sala separada, encontre uma área com fluxo mínimo de tráfego ou um canto de uma sala fora da área principal.

2- Bloqueie o latido do vizinho, o excesso de ruído dos membros da família ou o tráfego ambiente com fones de ouvido com cancelamento de ruído ou fones de ouvido. Estudos mostram que uma delicada mistura de música suave combinada com sons suaves da natureza – como cachoeiras, pingos de chuva, um riacho ou ondas do mar – ativa a parte calmante do cérebro, ajuda a concentrar-se e reduz a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

3- Vá regularmente para o mesmo local designado, para que sua mente não se desvie, e você possa se concentrar e aumentar sua produtividade. Estabeleça limites psicológicos estanques à água, para que você não se lembre constantemente das tentações ao seu redor (há bolo de chocolate na geladeira) ou de tarefas pessoais inacabadas – como lavar a roupa, aspirar ou organizar sua prateleira de especiarias – que de outra forma poderiam comprometer sua produtividade. E complete essas atividades pessoais fora do horário de trabalho, como faria normalmente.

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4- Defina limites físicos estanques ao redor do seu espaço de trabalho designado, fora dos limites para os colegas de casa. Trate-o como se estivesse a 8 km da cidade e peça aos membros da casa que o considerem como tal (por exemplo, nenhuma interrupção em outra sala quando você estiver envolvido em um projeto, a menos que seja uma emergência). Se possível, vá apenas para o espaço designado quando precisar trabalhar. Atenha-se a uma programação regular e mantenha seu espaço de trabalho ao alcance do braço após o expediente. Tente manter as mesmas horas de logon no escritório para não ser engolido pela carga de trabalho.

5- Após um dia de trabalho razoável, guarde seus dispositivos eletrônicos e ferramentas de trabalho, da mesma maneira que armazenaria ferramentas de carpintaria após a construção de prateleiras ou ingredientes de panificação após fazer um bolo. Manter os lembretes de trabalho fora da vista os mantém fora da mente e ajuda a relaxar e recarregar as baterias.

6- Desencorajar intrusões pessoais. Se você é professor ou médico, os amigos não param no escritório para conversar, sair ou interromper seu trabalho. Mas, às vezes, amigos, familiares e vizinhos bem-intencionados pensam que trabalhar em casa é diferente. Interrupções e desistências podem fazer com que você perca o foco, procrastine ou fique para trás em um prazo. É importante evitar invasões no seu espaço de trabalho, informando aos outros que, embora a localização do seu trabalho tenha mudado, não é diferente de qualquer outra profissão que exija privacidade e concentração. Notifique outras pessoas que, durante o horário de trabalho em casa, você não está disponível e não pode ser interrompido. E informe-os após o horário em que você estiver disponível para se conectar.

7- Empregue suas comunicações de vídeo talvez mais do que normalmente, agora que você está mais isolado. Certifique-se de ter os dispositivos de telecomunicação da sua empresa – como o Zoom – conectados e prontos para uso, para que você possa permanecer conectado com os membros da equipe ou colegas de escritório e esteja disponível para videochamadas e teleconferência. Se você começar a se sentir sozinho, considere a criação de um grupo de apoio de amigos e colegas que também estão trabalhando em casa por satélite. Faça planos para se reunir regularmente e compartilhar maneiras criativas de se adaptar à nova situação.

8- Evite febre da cabine. Agora que você está gastando uma quantidade desproporcional de tempo em casa, saia da rua o máximo possível com jardinagem ou andando pelo quarteirão. Pesquisas crescentes mostram que gastar tempo na natureza diminui o estresse, ajuda a relaxar e limpa a mente. Após o horário de trabalho, aproveite outras áreas da sua casa: assistindo a um bom filme, lendo um livro ou preparando uma refeição divertida. E leve o máximo possível de uma vida social completa, como ter amigos não sintomáticos para jantar. O novo normal não é limitar os dispositivos sociais, mas tirar proveito deles. Use o Facetime, o Facebook ou o Skype com amigos e familiares, para que você se sinta conectado às pessoas da sua vida com as quais você se importa.

9 – Mantenha sua atitude sob controle. Acima de tudo, seja criativo e não deixe que suas circunstâncias confinadas diminuam sua tranquilidade, felicidade ou produtividade. Seu maior poder é a sua perspectiva. Isso pode vitimizá-lo ou capacitá-lo. Quando você olha para o lado positivo em uma situação negativa e descobre o que pode controlar e o que não pode, é mais fácil aceitar o que estiver além do seu controle. Seu melhor aliado é encontrar a oportunidade na dificuldade durante uma situação incontrolável, em vez da dificuldade na oportunidade. Aproveite esse tempo restritivo para limpar a bagunça do porão, arrancar ervas daninhas do jardim ou se envolver em hobbies divertidos que você negligenciou por um tempo.

Fonte: Forbes

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