Compartilhe

Atualmente, é difícil imaginar uma conexão doméstica que não seja a rede via Wi-Fi. Esse tipo de conexão oferece mais comodidade e praticidade na hora de navegar, seja através do celular, notebook ou outros aparelhos. No entanto, o que muitos não sabem é que apesar de toda essa facilidade oferecida, muitas vezes você pode enfrentar alguns problemas de instabilidade com o sinal.

Ao contratar um plano de internet pra sua casa, a distribuição do sinal via Wi-Fi dependerá das condições físicas do canal sem fio, ou seja, diversos fatores podem interferir na qualidade e deixar a sua internet mais lenta.

A posição do roteador é um fator importante, pois ao deixá-lo próximo a objetivos metálicos e eletroeletrônicos isso poderá atrapalhar o funcionamento do aparelho, podendo fazer a velocidade cair. Além disso, redes próximas a da sua casa e obstáculos físicos como paredes e móveis podem também reduzir a qualidade do serviço e causar interferências. Lembre-se, quanto mais distante o usuário estiver da fonte geradora do sinal, maiores serão os problemas enfrentados.

A velocidade de internet via cabo pode chegar até 10 Gbps (gigabits por segundo), enquanto a velocidade via Wi-Fi suporta até 1Gbps. Tanto uma quanto a outra são bem superiores as velocidades domésticas geralmente contratadas. Fique de olho: teoricamente, não é o aparelho roteador do Wi-Fi em si que reduz a velocidade, mas sim a forma como ele foi instalado e é usado.

A velocidade de cada dispositivo conectado a uma rede Wi-Fi depende de muitos fatores, dentre eles a natureza do tráfego que cada aplicação demanda. Por exemplo, se um dos aparelhos estiver fazendo um download pelo sistema de compartilhamento que consuma bastante banda, é provável que ele utilize toda a velocidade disponível e os outros aparelhos funcionem como uma velocidade de conexão mínima.

Siga as orientações e você terá um maior alcance e desempenho do sinal do Wi-Fi. Quer saber mais? Deixe um comentário e nos ajude com mais dicas e tutoriais sobre assuntos do seu interesse. Até a próxima!

Fonte: Anatel

4 discussões em “VELOCIDADE DO WI-FI: CONHEÇA OS LIMITES E COMO FUNCIONA”

  1. Olá, fiz a adesão a brisa net no dia 23/07 É desde o dia que foi instalado que venho tendo problemas com meu sinal, tá sempre caindo e com lentidão, já liguei na Central mais sempre que ligo diz que todos os operadores estão ocupados. Como posso resolver isso?
    Pois se não tiver algum retorno vou ter que fazer a reclamação junto a Anatel.

  2. @brisanettelecomunicacoes Infelizmente não passo informação por app nem rede sociais, ate porque vocês tem todos os dados necessário da minha pessoa como seu cliente, O que esta faltando e resoluções pro meu problema já foi comunicado por diversas vezes a brisanet e a historia é a mesma sua conexão esta ok, ou reiniciei o molde e bléblábláblá nada de resolver a péssima conexão da minha rede, infelizmente no momento não indico a ninguém a brisanet, quando vocês realmente tiver mais compromisso e honra o que foi contratado ai sim posso fazer “texto falando da sua resoluções e ter resolvido o meu problema, e quem sabe recomendar a brisanet”.

    1. Oi, Levi, tudo bem? Peço desculpas pela situação, estou à disposição para te ajudar, me informe o nome completo e contato, irei solicitar a nossa equipe para te ligar, pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *