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Você pode ter o melhor plano de internet, possuir os melhores aparelhos e ainda assim, o Wi-Fi da sua casa nem sempre estará uma maravilha, não é mesmo? O fato é que as interferências podem comprometer o sinal de sua conexão de internet sem fio. 

Para te ajudar a evitar esses problemas de conexão, separamos aqui 7 dicas muito boas para te ajudar a resolver de vez e  ainda melhorar a qualidade do seu Wi-Fi. Veja a seguir.

1. MANTENHA SEUS APARELHOS ATUALIZADOS

Sempre que possível atualize seus dispositivos para garantir mais velocidade e confiabilidade na transmissão de dados, isso inclui: celulares, notebooks, tablets, smart tv e roteadores. O roteador em especial, é o responsável por fornecer a rede Wi-Fi e sempre está trazendo novas atualizações, portanto é necessário que ele seja atualizado sempre que uma nova versão esteja disponível. Sempre que possível, atualize o firmware do seu roteador pessoal para garantir maior velocidade e segurança.

Para te ajudar nisso, nossa ONU (modem) é constantemente atualizada automaticamente em nossa rede, evitando que você se preocupe com a atualização do equipamento. O firmware é comparado a um sistema operacional do equipamento, que controla todas as suas funções, melhorias e aplicações do roteador/modem.

2. ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO PARA O SEU ROTEADOR

Talvez você tenha instalado a internet em sua casa há algum tempo. Com isso, seu roteador pode ter ficado em um local isolado e fechado, distante dos dispositivos que precisam utilizar sua conexão como celulares, notebooks e Smart TV, tornando o sinal fraco e insuficiente para estes equipamentos. Nesse caso, é preciso analisar qual é o melhor local na sua casa para instalar o roteador. As redes wireless (sem fios) funcionam por meio de ondas de rádio, ou seja, ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ambiente de forma parecida com a nossa voz, qualquer obstáculo no meio do caminho como paredes e móveis podem interferir na sua cobertura.

A melhor estratégia é colocar o roteador em um lugar alto e central na sua residência, pois assim o sinal se expande melhor no ambiente, evitando problemas com barreiras e possibilitando uma cobertura de sinal mais uniforme. Outro ponto importante é instalá-lo no cômodo da casa onde mais irá utilizá-lo.

3. ALTERE O CANAL DE CONEXÃO

Muitas pessoas possuem conexão de internet sem fio atualmente e, certamente, sua rede está funcionando no mesmo canal que a de alguns dos seus vizinhos. Isso é ainda mais comum se você mora em um prédio ou condomínio. Para melhorar o desempenho do seu Wi-Fi e para que ele tenha menos interferência, você pode fazer algo bem simples: escolher o canal que está mais livre. 

Um dos softwares mais usados para verificar qual o melhor canal para conexão é o Wi-Fi  Analyzer, para Android. Há também o WiFi Stumbler como excelente alternativa. Ambos oferecem gráficos para ver qual canal os roteadores vizinhos estão usando, para então recomendar os melhores. Você pode alterar o canal do nosso modem (ONU) através do aplicativo Brisacliente, em nosso site na área do cliente ou ligando no 0800 281 3017.

4. TRANSFORME O SEU ANTIGO ROTEADOR EM UM REPETIDOR DE SINAL

Se algum cômodo de sua casa não consegue receber sinal adequadamente, você pode colocar um roteador antigo no meio do caminho para amplificar o alcance da rede. Para fazer isso, você pode instalar o DD-WRT, depois de modificar o aparelho, basta configurar o equipamento para que ele retransmita o sinal do primeiro roteador. Além disso, você também pode entrar em contato com o nosso suporte técnico interno através do 0800 281 3017 e solicitar ajuda de um dos nossos técnicos para auxiliá-lo no procedimento.

5. CONTROLE APLICATIVOS QUE SEQUESTRAM TODA A BANDA

Programas de download como o BitTorrent, jogos online e streaming de vídeo podem comprometer muito o sinal de sua rede Wi-Fi. Se em sua casa várias pessoas compartilham a mesma rede, é possível que um dispositivo esteja consumindo a maior parte da banda e limitando o uso para os outros aparelhos. No caso da nossa ONU, você pode acessar a área do cliente e analisar quanto dispositivos estão conectados em sua rede, caso identifique que há algum equipamento não autorizado, é possível alterar a senha diretamente no aplicativo.

6. PROGRAME O SEU ROTEADOR PARA QUE ELE REINICIE 

Muitas vezes o roteador pode travar por causa do aquecimento. Para restaurar a “sanidade” do equipamento, você pode reiniciá-lo de tempos em tempos manualmente (desligando da tomada). No caso da nossa ONU (unidade de rede óptica), o processo de desligamento também pode ser feito sempre que necessário, para isso, basta desligá-la da tomada por alguns instantes (cerca de 1 a 2 minutos) e em seguida ligar novamente, esse processo evitará possíveis travamentos de redução do desempenho da sua conexão. O intervalo para cada reinicialização pode variar de caso para caso, mas podemos indicar pelo menos uma vez na semana.

7. PROTEJA SUA REDE DE LADRÕES DE SINAL

Mesmo que o modem ONU seja mais seguro do que um roteador convencional, você pode ter informado sua senha Wi-Fi para seu melhor amigo, que passou para outro amigo e de repente, vai ter vários oportunistas utilizando a sua conexão, o que certamente a deixará mais lenta. 

Uma das melhores maneiras de se proteger é alterar a senha da sua rede regularmente. Na Brisanet todo cliente pode efetuar esse procedimento de forma manual através do App Brisacliente, na Área do Cliente do site ou através do nosso SAC. Você ainda pode configurar para que sua rede Wi-Fi fique oculta, isso deve impedir que os vizinhos vejam sua rede.

Gostou das dicas? Lembre-se de seguir essas orientações, assim você terá um maior alcance e melhor desempenho no sinal do seu Wi-Fi. Deixe seu comentário abaixo e nos ajude a postar mais dicas e tutoriais a respeito desse e de outros assuntos. Até a próxima!

8 discussões em “7 DICAS PARA MELHORAR O SINAL WI-FI NA SUA CASA”

  1. FALTA DE RESPEITO DA BRISANET COM O CLIENTE ASSÍDUO QUE MENSALMENTE PAGA SUAS MENSALIDADES MESMO NUMA ÉPOCA TÃO DIFÍCIL COMO ESSA DA RETOMADA AOS POUCOS A VIDA NORMAL

    É com muita indignação que eu Ronaldo Lima, Jornalista e Gestor Desportivo venho através deste comentário procurar entender como a Brisanet que se diz ser “Líder em Satisfação” num momento como esse de enfrentamento e retomada a normalidade por causa do coronavirus e do nada sem comunicar aos seus clientes SUSPENDE A LIBERAÇÃO DOS CANAIS DE TV em nossa cidade Tianguá (CE), já que ainda aqui na cidade estamos na FASE 2 indo para a FASE 3 de retomada a normalidade da vida. Ainda não podemos exercer integralmente as nossas atividades e oficios do trabalho por causa do decreto estadual.

    A empresa investe valores altos nos clubes de futebol local na divulgação de sua marca, mas em nenhum momento oferece ou chegou descontos aos clientes que mensalmente com muita dificuldade pagam suas mensalidades que mantem o corpo funcional da empresa.

    BRISANET reveja essa decisão precipitada e prejudicial a vários clientes aqui da Serra da Ibiapaba pois ainda dar tempo de CORRIGIR esse absurdo que nem sequer fomos comunicados.

    Suas concorrentes que não são lideres em satisfação mantem o compromisso assumido com seus clientes e continuam com a LIBERAÇÃO DOS CANAIS DE TV até que tudo volte ao normal aqui em Tianguá (CE).

    1. Olá, Ronaldo, boa tarde! Agradeço muito pelo o seu feedback e entendo a situação. Sobre a liberação dos canais, foi uma cortesia que foi cedida aos nossos clientes devido ao momento da pandemia, por ser uma cortesia encerramos no dia 31/07, os clientes voltarão ao seu pacote anterior de TV, certo? Ficamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas que você venha a ter sobre o assunto.

  2. Cara não e entendo pq tenho um plano de 400 megas, e no wi-fi só entrega 120 megas, sendo que não e limitação do meu celular, pois já tive velocidades bem superiores em outras empresas, gostaria de saber que mistério e esse.

    1. Oi, Deyvison. É comum ocorrer uma perda na qualidade da internet se você utiliza o wi-fi. A distribuição do sinal depende das condições físicas no canal sem fio, além de vários fatores que podem interferir na qualidade do sinal. Ficamos à disposição para verificar sua conexão. Entra em contato conosco pelo WhatsApp: (84) 8111-8525.

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