7 vantagens do videomonitoramento para as empresas

relógio

Publicado em 28 de novembro de 2023

Videomonitoramento

No mundo empresarial atual, a segurança e a eficiência são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Assim, uma das tecnologias que tem se destacado nesse contexto é o videomonitoramento. 

A inovação não só proporciona uma camada extra de segurança, mas também oferece um diferencial competitivo para as empresas. 

Neste blog, vamos explorar o que é videomonitoramento, como funciona e quais são suas vantagens para as empresas.

O que é videomonitoramento?

O videomonitoramento, ou videovigilância, é a utilização de câmeras de vídeo para monitorar e gravar atividades em locais específicos em tempo real. Essas câmeras podem ser instaladas em áreas internas e externas, com o propósito de capturar imagens e vídeos que podem ser acessados e analisados posteriormente. 

O objetivo principal é aumentar a segurança, bem como melhorar a gestão e o controle de diversas operações em empresas.

Como funciona o videomonitoramento?

O funcionamento do videomonitoramento é relativamente simples, mas eficaz. A estratégia envolve a instalação de câmeras de vídeo em locais estratégicos, conectadas a um sistema central. 

As câmeras capturam imagens e vídeos em tempo real, assim como os transmitem para um local central onde podem ser visualizados e gravados. Os principais componentes do sistema de videomonitoramento incluem:

Câmeras de Vídeo

Existem diversas opções de câmeras, desde modelos fixos até câmeras PTZ (Pan-Tilt-Zoom) que podem ser controladas remotamente. Dessa maneira, a escolha depende das necessidades de monitoramento da empresa.

Sistema de gravação

As câmeras gravam e armazenam as imagens e vídeos capturados em servidores ou dispositivos de armazenamento específicos.

Monitoramento e controle

As imagens gravadas podem ser acessadas em tempo real por meio de computadores, dispositivos móveis ou estações de monitoramento. 

Desse modo, a ação permite que os responsáveis pela segurança e pela gestão da empresa observem o que está acontecendo em suas instalações.

Análise de dados

Além de apenas capturar imagens, muitos sistemas de videomonitoramento oferecem recursos de análise de dados. Estes incluem detecção de movimento, reconhecimento de placas de veículos, entre outros.

7 vantagens do videomonitoramento para as empresas

Agora que entendemos o que é videomonitoramento e como funciona, vamos explorar as vantagens que essa tecnologia oferece para as empresas:

1. Segurança aprimorada

O videomonitoramento é uma ferramenta poderosa para melhorar a segurança das instalações empresariais. A presença de câmeras atua como um forte dissuasor contra atividades criminosas, assim como roubos e vandalismos. 

Além disso, em caso de incidentes, as imagens gravadas podem ser usadas como evidência em investigações criminais.

2. Controle de acesso

É possível usar as câmeras para monitorar o acesso a áreas restritas. Portanto, a empresa pode garantir que apenas pessoas autorizadas entrem em locais sensíveis, como salas de servidores e áreas de armazenamento de dados confidenciais.

3. Gestão de recursos

O videomonitoramento não é apenas sobre segurança. Também é possível utilizar o mesmo para monitorar e otimizar processos internos.

Assim, as imagens capturadas podem ser usadas para identificar gargalos na produção, analisar o fluxo de clientes em lojas, entre outros.

4. Redução de custos com videomonitoramento

Ao prevenir roubos e vandalismos, o videomonitoramento pode economizar dinheiro a longo prazo. Além disso, as análises de dados obtidas a partir das imagens podem levar a melhorias operacionais e à redução de desperdícios.

5. Conformidade com normas e regulamentos

Em muitos setores, a conformidade com regulamentos é fundamental. O videomonitoramento pode ajudar as empresas a cumprir requisitos de segurança e privacidade.

6. Flexibilidade e mobilidade

Com os avanços na tecnologia, é possível acessar as imagens de videomonitoramento a partir de dispositivos móveis, o que oferece maior flexibilidade na gestão e no monitoramento. Portanto, os responsáveis pela segurança e outras partes interessadas estarão atualizados em tempo real, mesmo quando estão fora do local.

7. Redução de seguros

Empresas que implementam sistemas de videomonitoramento recebem descontos de muitas seguradoras, pois estas reduzem a probabilidade de incidentes e perdas.

Em resumo, o videomonitoramento oferece uma série de vantagens para as empresas, indo além da simples segurança. Ele se tornou uma ferramenta valiosa para a gestão eficiente, o controle de recursos e a proteção do patrimônio.

Planeja instalar tecnologia de videomonitoramento em sua empresa? Então confie na tecnologia do Brisasoluções. 

Aqui, temos profissionais e ferramentas de ponta para garantir a segurança da sua empresa e a confiança dos seus clientes. Saiba mais aqui. 

Compartilhe

O que você achou?

Comentário
Nome *
E-mail *

Outros artigos semelhantes

Faça parte da comunidade Brisanet

Cadastre o seu e-mail para ficar atualizado com as nossas novidades.

icon jangada