5 dicas para melhorar a velocidade da internet

Compartilhe

Um grande problema que milhões de usuários enfrentam no mundo todo é não receber a quantidade de internet que foi contratada com a operadora, o que acaba prejudicando a sua conexão. Portanto, para melhorar a velocidade da internet, optam por contratar pacotes maiores. A grande questão é que a solução pode ser muito mais simples do que se imagina.

Nem sempre a quantidade de Mega que você contrata está relacionada à qualidade da sua conexão. Você pode, por exemplo, ter um pacote de 400 mega e ainda enfrentar problemas ao assistir um vídeo ou jogar algum game on-line. 

A conexão está ligada, também, a outros fatores que, se resolvidos, melhoram consideravelmente a performance da sua internet e a sua experiência na web.

Neste artigo, vamos elencar algumas ações que você pode realizar para ajudar a melhorar a velocidade da internet que você utiliza.

#1 Faça o teste de velocidade da sua internet

Se você está sentindo que sua internet está mais lenta que o normal, a primeira coisa que se tem a fazer é verificar se você está realmente recebendo a quantidade de mega contratada.

Para isso, você precisa fazer o teste de velocidade. Esse tipo de teste verifica, além da velocidade de download, as taxas de upload, o ping e outras métricas que impactam diretamente na qualidade da sua conexão. 

É comum que a velocidade não seja exatamente a que você contratou, pois isso varia conforme a interferência na rede no momento e a quantidade de dispositivos conectados.No entanto, se os dados apresentados estiverem bem aquém do normal, é importante entrar em contato com a provedora para solucionar o problema.

#2 Verifique a qualidade do seu aparelho

Muitas vezes, a internet pode estar sendo recebida perfeitamente, mas, mesmo assim, o carregamento das páginas e programas do seu computador ou outro dispositivo continua lento.

Isso pode estar ligado especificamente à qualidade do seu hardware, ou seja, do seu computador, notebook, smartphone ou qualquer outro aparelho. Computadores mais antigos têm roteadores e placas de rede já obsoletas, isso significa que eles não acompanham a velocidade que está sendo recebida. 

O ideal é que você, se possível, troque a placa de rede e faça limpezas constantemente para não sobrecarregar os sistemas e programas.

#3 Faça uma limpeza no seu navegador

Você já ouviu falar em cache? São uma espécie de “depósitos”, nos quais o computador armazena informações sobre as páginas visitadas. Com isso, cada vez que você retorna nesta página, o sistema as acessa de forma mais rápida.

Essa funcionalidade veio para ajudar, mas acontece que, quando você acessa muitos sites frequentemente por muito tempo, o cache fica sobrecarregado e acaba fazendo o efeito contrário: tornando o acesso mais lento.

Por conta disso, limpar o cache periodicamente é uma boa opção para ñao comprometer a performance do seu aparelho. 

#4 Remova extensões e plugins em desuso

Hoje em dia, existe plugin e extensão para tudo, principalmente no navegador do Chrome. Acontece que, aquela funcionalidade pode parecer interessante em um primeiro momento, mas depois cai no esquecimento.

Muitas dessas extensões, mesmo estando desativadas, continuam consumindo banda e comprometendo a sua conexão. Por isso, se desfaça dessas extensões se quiser ter uma melhor performance. 

#5 Sempre mantenha seu antivírus ativado 

Muitos vírus e malwares que se instalam em seu dispositivo prejudicam a sua conexão por afetarem a velocidade da sua internet. Além, claro, de prejudicarem o funcionamento de softwares.

Utilizar um bom antivírus e sempre mantê-lo atualizado é a principal estratégia para livrar o seu computador desses arquivos maliciosos e garantir um bom funcionamento da máquina.  

Há muitas outras formas de melhorar a velocidade da internet. Aqui, procuramos mostrar as mais simples e que você pode fazer agora.. 

Se curtiu esse conteúdo, compartilha nas redes sociais para que sua rede tenha acesso a essas dicas. E para receber outros similares, se inscreva-se na nossa newsletter Brisanews! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *