Como melhorar o Wi-Fi para obter uma maior cobertura para sua casa

relógio

Publicado em 28 de julho de 2023

Como melhorar o WI-FI

A internet lenta é sinônimo de streaming travando, partidas de jogos interrompidas e navegação ruim. Por isso, saber como melhorar o Wi-Fi da sua casa é a melhor  tática para obter uma maior cobertura.

Com a internet wireless sendo a forma mais usada pelos usuários, é normal que o sinal possa ficar fraco algumas vezes por vários motivos. No entanto, com uma internet de qualidade e ao seguir as dicas abaixo, a sua navegação pode melhorar consideravelmente.

Neste blog, você aprenderá de uma vez por todas como otimizar seu WI-FI para obter uma melhor cobertura para sua casa. 

Confira como melhorar o WI-FI para obter uma maior cobertura para sua casa

Abaixo, você confere dicas de como melhorar o Wi-Fi para ter uma melhor navegação. Confira: 

Verifique o posicionamento do roteador

Coloque o roteador Wi-Fi em um local central na sua casa, longe de obstáculos como paredes e móveis grandes. Certifique-se de que o roteador esteja elevado, pois isso ajuda a enviar o sinal para áreas mais amplas. 

Atualize o firmware do roteador

Verifique se há atualizações de firmware disponíveis para o seu roteador. Atualizações de firmware podem trazer melhorias de desempenho e correções de bugs, ajudando a melhorar a cobertura do Wi-Fi.

Escolha um canal Wi-Fi menos congestionado

Roteadores Wi-Fi operam em diferentes canais e alguns podem estar mais congestionados do que outros. Use um aplicativo de análise de Wi-Fi para verificar quais canais estão menos congestionados em sua área. 

Após isso, altere as configurações do roteador para usar um canal mais limpo. Desse modo, você terá uma navegação mais rápida. 

Use uma senha forte

Outra dica para otimizar seu Wi-Fi é certificar-se de que sua rede esteja protegida com uma senha forte. A ação impedirá que pessoas não autorizadas acessem sua rede e consomem sua banda larga desnecessariamente.

Repetidores Wi-Fi ou extensores de alcance

Se mesmo após as etapas acima você ainda tiver problemas de cobertura, considere usar um repetidor Wi-Fi ou um extensor de alcance. Assim, esses dispositivos ajudam a estender o sinal Wi-Fi para áreas distantes do roteador principal.

Ponto de acesso adicional

Em casas maiores, um único roteador pode não ser suficiente para cobrir toda a área. Nesse caso, você pode adicionar um ponto de acesso adicional conectado por um cabo Ethernet ao roteador principal. Portanto, isso cria uma rede Wi-Fi secundária para melhor cobertura em áreas específicas.

Reduza a interferência

Dispositivos como fornos de micro-ondas, telefones sem fio e babás eletrônicas podem interferir no sinal Wi-Fi. Mantenha esses dispositivos longe do roteador e evite a colocação do roteador próximo a outros aparelhos eletrônicos.

Segui as dicas, mas ainda continuo com problemas: o que fazer para melhorar o Wi-Fi?

Você já seguiu todas as dicas agora ou anteriormente e o problema da sua conexão ainda não foi resolvida. Verifique, mais uma vez, os passos abaixo:

Roteador desatualizado ou de baixa qualidade

Alguns provedores de internet oferecem roteadores mais antigos ou de baixa qualidade. Dessa forma, estes podem não ser capazes de fornecer um sinal forte o suficiente para cobrir toda a área desejada. 

Nesses casos, pode ser necessário investir em um roteador mais moderno e potente.

Configurações incorretas do roteador

Configurações inadequadas do roteador, como um canal Wi-Fi congestionado, potência de transmissão fraca ou falta de otimizações específicas, podem afetar a cobertura e o desempenho do Wi-Fi.

A Brisanet conta com atendimento 24h por semana e está pronta para atender às suas necessidades.

Compartilhe

O que você achou?

Comentário
Nome *
E-mail *

Outros artigos semelhantes

Faça parte da comunidade Brisanet

Cadastre o seu e-mail para ficar atualizado com as nossas novidades.

icon jangada