Dados móveis não funcionam: saiba por que e como resolver

relógio

Publicado em 2 de outubro de 2024

Dados móveis não funcionam

Quem nunca passou por aquele momento de desespero quando os dados móveis não funcionam?

Então você sabe o quão frustrante é a internet travar no meio de uma mensagem importante ou enquanto tenta conferir algo online.

Seja por causa de uma configuração errada ou um problema na rede, ficar sem internet no celular é um transtorno. 

Mas calma! Neste conteúdo, vamos explicar por que seus dados móveis não funcionam e como resolver.

O que são dados móveis?

Primeiro, vamos entender o básico. 

Os dados móveis são o que permitem que você navegue na internet, use aplicativos, envie mensagens e faça praticamente tudo online quando não está conectado a uma rede Wi-Fi.

Ou seja, eles são a sua porta de entrada para o mundo virtual fora de casa. 

Assim, os dados móveis funcionam por meio das redes de telefonia, como 4G ou 5G, e transmitem informações entre o seu dispositivo e a internet.

Sempre que você usa dados móveis, está consumindo uma parte do seu plano de internet móvel fornecido pela sua operadora. 

Em cada “mexida na internet”, seja nas redes sociais, assistir vídeos e até enviar e-mails, usa uma quantidade específica de dados.

Portanto, estas são medidas em megabytes (MB) ou gigabytes (GB).

Por que os dados móveis não funcionam?

Se os dados móveis do seu celular não estão funcionando, há uma série de razões possíveis para isso. 

Vamos dar uma olhada nas causas mais comuns:

Configurações de rede erradas

Às vezes, basta uma configuração incorreta para que os dados móveis parem de funcionar. 

Estas incluem configurações específicas da sua operadora, como o APN (Access Point Name), que é fundamental para a conexão.

Você pode ter excedido seu limite de dados

As operadoras costumam reduzir a velocidade ou até mesmo cortar sua internet móvel se você ultrapassar o limite do seu plano.

Problemas com o SIM card

Um SIM card mal inserido, sujo ou com defeito pode interferir na sua conexão. 

Por isso, verifique se ele está no lugar certo e funcionando corretamente.

Sinal fraco ou interferência

Se você está em uma área com pouca cobertura de rede ou muita interferência, como em prédios grandes ou áreas rurais, isso pode afetar a qualidade da sua conexão.

Modo avião ligado 

É fácil esquecer o modo avião ativado. Ele desliga todas as conexões de rede, incluindo os dados móveis.

Atualizações de software pendentes

Na maioria dos casos, o seu telefone precisa de uma atualização para corrigir problemas que podem estar interferindo na conectividade.

Problemas temporários com a operadora

Pode ser que a rede da sua operadora esteja passando por manutenção ou enfrentando problemas técnicos.

Como resolver quando os dados móveis não funcionam?

Agora que você já sabe o que pode estar causando o problema, vamos ver algumas dicas práticas para resolver a situação:

Confira as configurações de rede

Vá até as configurações do seu celular e veja se os dados móveis estão realmente ativados.

Além disso, cheque também as configurações de APN para garantir que estão corretas. 

As informações para configurá-las podem ser encontradas no site da sua operadora ou com o suporte ao cliente.

Reinicie seu celular

Uma boa e velha reinicialização pode resolver muitos problemas de software. 

Assim, desligue e ligue novamente o celular para restabelecer a conexão com a rede.

Verifique o modo avião

Verifique se a função modo avião de seu celular está desligada. Caso esteja ligado, desative-o e ative os dados móveis novamente.

Reinsira o SIM card

Retire o SIM card do seu celular, limpe-o suavemente e reinsira-o. Essa simples ação pode ajudar a restabelecer a conexão com a rede.

Atualize o software do seu dispositivo

Confira se há alguma atualização de software pendente. 

Atualizações geralmente trazem melhorias que podem resolver problemas de conectividade.

Redefina as configurações de rede

Se nada mais funcionar, tente redefinir as configurações de rede para o padrão de fábrica. 

Apenas lembre-se de que isso também irá apagar senhas de Wi-Fi salvas e dispositivos Bluetooth emparelhados.

Cheque o seu plano de dados

Dê uma olhada no seu consumo de dados para ver se você não excedeu o limite do seu plano. 

Se for o caso, pode ser hora de considerar um plano maior ou um pacote extra de dados.

Mude de lugar

O problema também pode ser  a localização que você está. Por isso, tente se mover para um lugar com melhor recepção de sinal.

Substitua o SIM card

Se o seu SIM card for muito antigo ou estiver com defeito, vá até uma loja da sua operadora e peça uma substituição.

Além disso, você pode considerar o uso de um chip digital, também conhecido como eSIM.

Entre em contato com a sua operadora

Se você já tentou de tudo e nada funcionou, pode ser uma boa ideia entrar em contato com a sua operadora. 

Eles podem verificar se há algum problema com a sua linha ou com a rede na sua área.

Precisa mudar de operadora? A Brisanet tem o 5G para você!

Está cansado de ficar sem internet no celular quando mais precisa? Talvez seja hora de considerar uma mudança de operadora. 

Com o 5G da Brisanet, você não precisa se preocupar com quedas de conexão ou velocidades lentas. 

Sua nova operadora móvel 5G oferece cobertura ampla e conexão estável para que você possa navegar, assistir vídeos, jogar e trabalhar online sem interrupções.

Visite nosso site e conheça nossos planos para um dia a dia mais conectado.

Compartilhe

Outros artigos semelhantes

Faça parte da comunidade Brisanet

Cadastre o seu e-mail para ficar atualizado com as nossas novidades.

icon jangada