Quais as possíveis causas do Wi-Fi lento e como resolver

relógio

Publicado em 25 de abril de 2024

Imagine a seguinte situação: você está jogando, trabalhando ou assistindo aquela série e a conexão de internet cai do nada. Mais um caso de Wi-Fi lento, não é mesmo? 

Situações como essas podem ser corriqueiras e chatas. No entanto, o problema pode estar relacionado a algumas causas internas e externas ao invés do sinal Wi-Fi em si. 

Neste conteúdo, iremos abordar as possíveis causas para o Wi-Fi lento e como resolver esses problemas de conexão.

Quais as possíveis causas de Wi-Fi lento?

O Wi-Fi lento pode ser causado por uma variedade de fatores. Aqui estão algumas das possíveis causas:

Interferência de sinal

Um dos principais culpados por trás do Wi-Fi lento é a interferência de sinal. Essa situação pode ser causada por dispositivos eletrônicos próximos, como micro-ondas, telefones sem fio e dispositivos Bluetooth.

Distância do Roteador

Quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal Wi-Fi, resultando em uma conexão mais lenta. Portanto, paredes, garrafões de água, escadas e outros obstáculos físicos também podem diminuir sua navegação. 

Para se ter uma ideia, mesmo nas tecnologias mais avançadas, um simples aquário pode interferir no sinal.

Canal de frequência sobrecarregado

Se muitos roteadores estiverem utilizando o mesmo canal de frequência, pode haver congestionamento. Assim, a sobrecarga do canal de frequência pode reduzir a largura de banda disponível para cada roteador na área. 

Essa sobreposição resulta em uma queda na velocidade da internet. Desse modo, as atividades online, como reprodução de vídeos ou download de arquivos, tornam-se mais lentas e menos responsivas.

Roteador desatualizado ou configurações inadequadas

Um roteador desatualizado ou com configurações inadequadas pode causar uma série de problemas que afetam diretamente o desempenho e a segurança da rede Wi-Fi.

Além disso, outros problemas de estabilidade podem ocorrer, como desconexão aleatoriamente da rede ou exigências reinicializações frequentes para restaurar a conectividade.

Número de dispositivos conectados

Sua casa possui muitas pessoas e bastante dispositivos conectados? Celulares, notebooks, Smart TVs e até mesmo dispositivos inteligentes podem consumir sua internet. 

Quanto mais dispositivos estiverem conectados à rede Wi-Fi, mais dividida será a largura de banda disponível para cada tela. O resultado disso é uma conexão mais lenta para todos.

Agora que você já sabe as possíveis causas de um Wi-Fi lento, é hora de descobrir a solução para cada situação acima.

Como resolver os problemas de Wi-Fi lento?

Lidar com Wi-Fi lento pode ser frustrante, mas, felizmente, há várias ações que você pode tomar para melhorar a situação. A seguir, você confere algumas dicas sobre o que fazer:

Reinicie o roteador 

Pode parecer besteira, mas, às vezes, um simples reinício do roteador pode resolver muitos problemas de conexão. 

Portanto, desligue-o, aguarde alguns minutos e ligue-o novamente para ver se a velocidade da internet melhora.

Posicione o roteador adequadamente

Lembra os obstáculos falados anteriormente? Por isso, é importante colocar o roteador em uma posição centralizada em sua casa ou escritório. 

Além disso, evite colocá-lo em armários, portas de ferro ou alumínio ou atrás de móveis, pois isso pode obstruir o sinal.

Redirecione dispositivos com cabo de ethernet

Muitas pessoas esquecem o quão potentes cabos de internet podem ser. Eles podem ser aliados do Wi-Fi, equilibrando a distribuição da conexão para toda sua casa.

Aparelhos como Smart TVs, computadores e notebooks não precisam estar em movimento. Dessa forma, usar o cabo para esses dispositivos irá “desafogar” sua rede sem fio.

Assim, você pode usar sua rede Wi-Fi com mais tranquilidade em dispositivos móveis, como celulares, tablets e smartwatches.

Atualize o firmware do roteador

Verifique se há atualizações de firmware para o seu roteador e instale-as, pois isso pode resolver problemas conhecidos e melhorar o desempenho da rede.

Para isso, pesquise pela marca do seu roteador no Google e siga os passos para realizar a atualização.

Mude o canal de frequência

Acesse as configurações do roteador e mude para um canal de frequência menos congestionado para evitar interferências de outros dispositivos Wi-Fi na área.

Use um repetidor Wi-Fi

Em algumas áreas de uma casa, o sinal pode ser mais fraco. Dessa forma, usar um repetidor de Wi-Fi pode ser interessante. 

Esses dispositivos são projetados para ampliar a cobertura de uma rede sem fio. 

Ele atua como um intermediário entre o roteador principal e os dispositivos que estão fora do alcance direto do sinal. Assim, a ferramenta captura o sinal Wi-Fi existente e o retransmite.

Entre em contato com o suporte de sua internet

Se nenhuma das alternativas acima funcionarem, é necessário entrar em contato com o suporte de sua internet. Assim, eles poderão realizar as configurações e ajustes necessários em sua rede ou encaminhar um técnico à sua residência.

Em resumo, lidar com o Wi-Fi lento não é uma experiência agradável. Entretanto, ao seguir estas dicas e identificar as causas citadas, você pode restaurar a velocidade e a estabilidade da sua conexão Wi-Fi. 

A Brisanet possui diversos pacotes com Wi-Fi de alta performance com suporte 24 horas para sua casa. Conheça nossos planos e escolha já o seu!

Compartilhe

O que você achou?

Comentário
Nome *
E-mail *

Outros artigos semelhantes

Faça parte da comunidade Brisanet

Cadastre o seu e-mail para ficar atualizado com as nossas novidades.

icon jangada