Quais ferramentas úteis online para trabalho home office?

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Publicado em 13 de maio de 2024

ferramentas úteis online para trabalho home office

O home office ou trabalho remoto se tornou mais presente na vida dos profissionais devido a pandemia da Covid-19. Ele oferece flexibilidade e conforto, mas também apresenta desafios. 

No entanto, a tecnologia oferece diversas ferramentas e aplicações que podem ajudar. Com uma ampla variedade de aplicativos projetados especificamente para trabalhadores remotos, você pode otimizar sua produtividade, colaboração e bem-estar. 

Neste blog, vamos explorar ferramentas úteis online para trabalho home office e como elas podem te ajudar a ter uma boa experiência remotamente.

O que é home office ou trabalho remoto?

Antes de saber sobre as ferramentas úteis de trabalho remoto, que tal relembrar o que é a modalidade?

Home office, também conhecido como trabalho remoto, é uma modalidade no qual os profissionais realizam seu trabalho fora do ambiente convencional de uma empresa. 

Ou seja, em vez de comparecer fisicamente a um local de trabalho, como um escritório, os funcionários realizam suas tarefas a partir de suas próprias casas ou de qualquer outro local.

Essa modalidade de trabalho tem se tornado cada vez mais popular tanto pela pandemia da Covid-19 quanto pelos avanços tecnológicos, permitindo, também, a comunicação e colaboração remotas de forma eficaz. 

Com a ajuda de dispositivos eletrônicos e o acesso à internet, os profissionais podem realizar suas tarefas, participar de reuniões, colaborar em projetos e se comunicar com colegas e clientes de qualquer lugar do mundo.

Descubra ferramentas úteis online para trabalho home office

Agora que você já relembrou ou já sabe o que é o home office ou trabalho remoto, chegou a hora de saber quais ferramentas podem te ajudar nessa jornada. 

Ferramentas de comunicação e reuniões online

Comunicar-se com sua equipe é essencial para que os trabalhos possam ter seu andamento correto.

Portanto, ter ferramentas para reuniões online ou pequenos encontros pontuais te ajudará nessa tarefa. Aqui estão algumas:

  • Slack: Este aplicativo de comunicação em equipe permite a criação de canais dedicados a projetos específicos, facilitando a troca de mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e colaboração em tempo real.
  • Microsoft Teams: Integrando videoconferências, chat e colaboração em documentos, o Microsoft Teams é uma solução completa para equipes remotas que precisam se manter conectadas e produtivas.
  • Zoom: Ideal para reuniões online e videoconferências, o Zoom oferece uma plataforma confiável e fácil de usar, permitindo interações cara a cara mesmo quando distantes fisicamente.
  • Google Meet: semelhante às plataformas acima, o Google Meet permite que você agende reuniões ou crie salas de conversas instantâneas online.

Gerenciamento de tarefas

Outra premissa para o sucesso do home office é manter-se organizado com o gerenciamento eficiente de suas tarefas. 

Para isso, existem ferramentas exclusivas para esse uso que podem te ajudar. Confira:

  • Trello: Com seus quadros visuais e cartões personalizáveis, o Trello é uma excelente ferramenta para organizar tarefas, acompanhar o progresso do trabalho e colaborar com colegas de equipe.
  • Asana: Projetado para gerenciar projetos e colaboração em equipe, o Asana permite criar tarefas, atribuir responsabilidades e acompanhar o progresso em tempo real.
  • Todoist: Ideal para criar listas de tarefas e definir prazos, o Todoist ajuda a manter o foco e a priorizar o trabalho de maneira eficiente.

Colaboração em documentos na nuvem

A colaboração em documentos na nuvem se tornou muito importante para as equipes. 

Imagine a seguinte situação: várias pessoas de uma equipe precisam criar um documento em conjunto. 

Dessa maneira, ter ferramentas para isso é essencial para essa tarefa. Confira algumas delas:

  • Google Docs: Com ele, tem-se a criação, edição e compartilhamento de documentos de texto, planilhas e apresentações online. Assim, várias pessoas podem colaborar em tempo real nos mesmos documentos.
  • Microsoft Office Online: A ferramenta é um combo que tem versões online do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote e permite a colaboração em vários dispositivos. 
  • Dropbox Paper: Uma plataforma de colaboração que permite criar, editar e compartilhar documentos de forma colaborativa, com recursos como comentários e integração com outros serviços do Dropbox. 

Gerenciamento de tempo e produtividade

Você trabalha em home office e tem dificuldade de gerenciar seu tempo e produtividade? Então essas ferramentas são para o seu uso!

Além do trabalho remoto, elas também servem para atividades do cotidiano, além da modalidade presencial. Confira:

  • Toggl: Uma ferramenta simples e intuitiva para rastrear o tempo gasto em diferentes tarefas e projetos.
  • RescueTime: Uma aplicação que acompanha automaticamente o tempo que você passa em aplicativos, sites e documentos, assim como oferece dados sobre seus hábitos de trabalho.
  • Pomodone: Baseado na técnica Pomodoro, este aplicativo divide o tempo de trabalho em intervalos de 25 minutos, seguidos por breves pausas, ajudando os usuários a manterem o foco e a produtividade.

Segurança e privacidade

Uma das preocupações do home office são as possíveis brechas na segurança da informação.

Felizmente, as empresas estão cada vez mais adotando controles de segurança para evitar vazamento de dados e ataques cibernéticos.

Além disso, você também pode contribuir para um ambiente mais seguro com estas ferramentas:

  • Gerenciador de senhas do Google: como o nome sugere, ele será o seu banco de dados de senhas para evitar que crie e gerencie suas senhas com muito mais segurança.
  • LastPass: Semelhante ao exemplo anterior, essa aplicação usa criptografia e uma senha mestra para guardar todas as suas passwords.
  • VPN (Rede Virtual Privada): Uma VPN é essencial para proteger sua conexão à internet e manter seus dados seguros, especialmente ao trabalhar em redes públicas.

Saúde e bem-estar

É importante também não esquecer do seu bem-estar enquanto trabalha em casa. 

O autocuidado no home office trará apenas benefícios a curto e longo prazo. Aqui estão algumas ferramentas para ajudar:

  • Stand Up! The Work Break Timer: Este aplicativo lembra você de fazer pausas regulares durante o dia para levantar-se, esticar as pernas e descansar os olhos.
  • Calm ou Headspace: Reserve um tempo para meditar e relaxar com aplicativos como Calm ou Headspace. Eles oferecem uma variedade de meditações guiadas para ajudar você a relaxar e recarregar.
  • Water Reminder: O Water Reminder é um app que literalmente te lembra de beber água ao longo dia. Com ele, você evitará a fadiga e a falta de concentração por conta da desidratação.

Internet de qualidade

Ter uma internet de qualidade também pesa muito para que seu trabalho em casa seja mais produtivo e eficiente. 

A rotina cheia de reuniões, mensagens, e-mails e outras tarefas do dia a dia precisam da conexão certa para funcionar da forma correta.

Se você precisa de uma internet para turbinar seu home office, então a Brisanet é a escolha certa para você. Conheça nossos planos e combos. 

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