10 exemplos de IA que você usa no dia a dia, mas não sabe

relógio

Publicado em 15 de março de 2024

Inteligências Artificiais que você usa no dia a dia

Se você acha que as inteligências artificiais (IAs) são apenas ficção científica ou algo usado apenas por especialistas em tecnologia, pense novamente. Na verdade, essas poderosas ferramentas estão entrelaçadas em muitos aspectos do nosso dia a dia. 

No entanto, elas muitas vezes podem aparecer de forma sutil e invisível. Assim, elas moldam nossa experiência diária, muitas vezes sem que percebamos que estamos usando.

Neste blog, vamos explorar algumas das inteligências artificiais que você provavelmente usa diariamente, mas não sabe.

1. Motores de busca

Você já parou para pensar em como os motores de busca, como o Google, conseguem apresentar resultados tão precisos e relevantes em questão de segundos? 

Isso é possível graças a algoritmos de aprendizado de máquina que analisam bilhões de páginas da web para entender o que você está procurando. Cada vez que você realiza uma pesquisa, está interagindo com uma inteligência artificial que aprende e melhora constantemente.

2. Sistemas de recomendação

Uma das Inteligências Artificiais que você usa no dia a dia, mas não sabe são os sistemas de recomendações. Ao navegar por plataformas de streaming, fazer compras online ou até mesmo escolher uma playlist de música, você está sendo assistido por ferramentas baseadas em IA

Essas tecnologias analisam seu comportamento passado e o de outros usuários para prever o que você pode gostar ou precisar. É por isso que suas sugestões de filmes, produtos e músicas parecem tão precisas – é tudo graças à inteligência artificial trabalhando nos bastidores.

3. Assistentes virtuais 

Se você já pediu informações à Siri, Alexa ou Google Assistant, está interagindo com assistentes virtuais alimentados por IA. Esses assistentes não apenas respondem às suas perguntas, mas também aprendem com suas interações. 

Para isso, elas se adaptam ao seu estilo de vida e fornecem respostas cada vez mais personalizadas.

4. Reconhecimento facial

Você já se perguntou como as redes sociais conseguem marcar automaticamente seus amigos nas fotos? O reconhecimento facial, uma aplicação de IA, é responsável por essa façanha. 

Desse modo, essa tecnologia analisa características faciais, aprende com cada imagem marcada e aprimora sua capacidade de identificação ao longo do tempo. 

Além disso, apps de armazenamento de imagens, como Google Photos, usam desse tipo Inteligência Artificial para identificar rostos e marcar conjuntos de imagens com eles.

5. Análise de sentimentos

Ao comentar em uma postagem nas redes sociais ou enviar uma mensagem de texto, você pode estar sujeito à análise de sentimentos baseada em IA. 

Nesse sentido, empresas usam essa tecnologia para entender como os clientes se sentem em relação aos produtos ou serviços, permitindo melhorias contínuas.

6. Prevenção de fraudes em transações financeiras

Quando você realiza uma compra online com seu cartão de crédito, a IA entra em ação para detectar padrões suspeitos e atividades incomuns que podem indicar fraude. 

Portanto, esse sistema de segurança automatizado garante que suas transações sejam seguras, protegendo suas finanças sem que você precise se preocupar.

7. Diagnóstico médico por imagem

Em hospitais e clínicas, as IAs são frequentemente usadas para analisar imagens médicas, como radiografias e ressonâncias magnéticas. Esses sistemas podem ajudar os médicos a identificar anomalias e diagnosticar condições médicas de maneira mais precisa. 

Assim, a tecnologia de IA contribui para um tratamento mais eficaz e rápido. No entanto, vale ressaltar que ainda é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde para basear os diagnósticos.

8. Roteirização de entregas

Comprou um item e precisa rastrear o pacote em tempo real? Quando recebemos estimativas precisas de entrega, estamos aproveitando os benefícios da roteirização de entregas baseada em IA. 

Dessa maneira, esses algoritmos analisam diversos fatores, como tráfego, condições climáticas e demanda. Tudo isso para otimizar as rotas de entrega e garantir que seus pacotes cheguem no prazo.

9. Correção automática de texto

Ao digitar mensagens no seu smartphone ou redigir um e-mail no computador, você já percebeu a correção automática. Esta utiliza inteligência artificial para sugerir correções gramaticais e ortográficas. 

Para que isso seja possível, essa IA aprende com o contexto e os padrões de escrita. Portanto, ela torna-se uma ferramenta útil para melhorar a qualidade do texto que produzimos.

10. Gerenciamento de energia em casas inteligentes

Em sistemas de casas inteligentes, a IA desempenha um papel crucial no gerenciamento eficiente de energia. Ela analisa padrões de uso, preferências do usuário e condições ambientais para otimizar o consumo de energia, resultando em uma casa mais eficiente e ecologicamente correta.

Em resumo, as Inteligências Artificiais que você usa no dia a dia, mas não sabe, são muitas e bastante úteis para sua rotina.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre? Conheça a importância do 5G para os dispositivos inteligentes dentro da sua casa.

Compartilhe

O que você achou?

Comentário
Nome *
E-mail *

Faça parte da comunidade Brisanet

Cadastre o seu e-mail para ficar atualizado com as nossas novidades.

icon jangada